quarta-feira, junho 24, 2020

José Bonifácio se recusou a ser ministro



José Bonifácio chegou ao Rio de Janeiro acompanhado dos deputados de São Paulo no dia 18 de janeiro de 1822, uma semana após o Dia do Fico e já nomeado ministro à revelia da sua vontade. Angustiada pelos acontecimentos da semana anterior, a princesa Leopoldina foi encontrá-lo a cavalo a meio caminho entre a Fazenda de Santa Cruz e o porto de Sepetiba, onde a comitiva desembarcou. Ela sabia que o impulsivo, porém inexperiente, marido precisava de apoio e orientação naquele momento difícil. Ao apresentar a Bonifácio os filhos pequenos disse: “Estes dois brasileiros são vossos patrícios e eu peço que tenhais por eles um amor paternal.” 

O historiador Octávio Tarquínio de Sousa conta que D. Pedro estava tão ansioso quanto Leopoldina para encontrar-se com os paulistas. Por isso, os recebeu entre nove e dez horas da noite, sem que tivessem tempo de mudar as roupas com as quais viajavam. Todos foram introduzidos no palácio por uma porta privada, e ali mesmo o príncipe comunicou a nomeação de Bonifácio. Recebeu um sonoro “não” como resposta. O paulista avisou que se dispunha a ajudar o príncipe em tudo que precisasse, menos como ministro. Depois de alguns instantes de impasse, voltou atrás e anunciou que aceitaria mediante algumas condições. D. Pedro perguntou quais eram. Bonifácio pediu uma conversa a sós, “de homem a homem”. Nunca se soube o conteúdo do diálogo que se seguiu entre os dois, mas Bonifácio saiu dali ministro, como queria D. Pedro.

Fonte: GOMES, Laurentino. 1822. Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para não resultar. 1° ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

Imagem: Leopoldina (Letícia Colin) cercada por D. Pedro (Caio Castro) e Bonifácio (Felipe Camargo) em Novo Mundo. (Foto de TV Globo)

Originalmente postado no  blograinhasmalditas

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Jonathan Pôrto disse...

E o pessoal pensando que tudo só ocorreu no Centro do Rio ! Muita história dos 200 anos da Independência do Brasil passou pela fazenda Imperial de Santa Cruz!

Adinalzir disse...

Verdade Jonathan Pôrto
Infelizmente muita gente desconhece isso!