domingo, abril 05, 2020

O Touro e a Mosca


Leitura, leitura, leitura. Uma das melhores recomendações para períodos de isolamento social. Mas o que você está lendo? Na fuga do excesso das redes e fake news, decidi retomar o livro “21 lições do século 21”, que me desperta diversas sensações de aproximação e distância, e aborda temas como trabalho, religião e imigração, entre outros. O autor, o israelense Yuval Harari, que esteve ano passado no Brasil, é tido como um dos grandes gurus acadêmicos da atualidade. Ele usa uma metáfora interessante para falar sobre terrorismo que, ao meu ver, se assemelha à situação que estamos passando na luta contra a Covid-19. Harari associa terroristas a uma mosca tentando destruir uma loja de porcelana.

A mosca, segundo a analogia, é tão fraca que não conseguiria mover uma xícara de chá. A pergunta que não quer calar é: “Como esta mosca faria então para destruir a loja em sua totalidade?” Ele acrescenta: “Ela acha um touro, entra na sua orelha e começa a zumbir. O touro se enfurece de medo e de raiva e destrói a loja”. Assim, ele explica que os fundamentalistas islâmicos teriam incitado o touro americano a destruir a loja de porcelanas do Oriente Médio.

Das muitas interpretações que são possíveis fazer para o contexto que estamos vivendo, penso que a Covid-19 é a mosca. A fragilidade física e psicológica da sociedade é a loja de porcelana. O touro ganha um novo corpo e vira a metáfora do excesso de notícias que recebemos, produzimos e reproduzimos. Muitas delas, ainda por cima, fakes, tornando essa “infodemia”, a pandemia da informação, um gatilho para a loucura coletiva. Em suma, acredito que a Covid-19 achou nas informações consumidas em excesso o vetor perfeito para “quebrar” a sociedade através do pânico.

Não estou querendo de nenhuma forma minimizar os efeitos desta doença. Estou bem longe de entendê-la como uma “gripezinha”. A Covid-19 é um marco histórico e nos faz repensar relações humanas individuais e coletivas em diversas esferas, como no mundo do trabalho, no meio ambiente ou na economia. Mas acredito que a metáfora do touro e da mosca nos traz alguma luz sobre o contexto atual.

Estamos frágeis como porcelana. Abalados por não podermos sair e não termos previsão do tempo que isso pode durar. Como não aconteceu algo semelhante em um período recente, não temos receita pronta para lidar com um vírus vilão que pode nos surpreender a qualquer momento.

Por isso, bebemos informações em excesso acreditando que nos ajudará a enfrentar tudo da melhor maneira. Será?

Para sairmos menos destruídos desta arena disfarçada de loja de porcelana — além de lavar as mãos e evitar aglomerações — precisaremos acalmar os ânimos, domando o touro midiático e o terror dos excessos. Um bom caminho seria filtrar as notícias pela credibilidade dos veículos. Pelo bem da nossa sanidade mental, creio ser essencial variar as atividades em casa e reduzir o tempo que passamos na frente dos celulares atrás de informações sobre o coronavírus.

Quem sabe assim a Covid-19, no futuro, se torne esta mosquinha derrotada, mas que ensinou muitas coisas à Humanidade? Vamos torcer e fazer a nossa parte responsavelmente, sabendo dosar os ânimos para não sermos estilhaçados.

A Covid-19 é um marco histórico e nos faz repensar relações humanas individuais e coletivas em diversas esferas.

Texto de Luana Génot

O Globo 5/Abril/2020
Revistaela@oglobo.com.br
Infoglobo.pressreader.com

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Eduardo Morales disse...

Muito bom o texto! Uma excelente analogia.

Anônimo disse...

Estoy realmente agradecido y agradecido por lo que el Dr. Augus ha hecho por mí y mi familia con hierbas herbales, he estado sufriendo de VIH durante tres años sin solución, las enfermedades casi me quitaron la vida y porque no pude trabajar y yo también estaba perdiendo mucho dinero por medicamentos, pero un día fiel cuando me conecté en línea, conocí muchos testimonios sobre este gran hombre, así que decidí probarlo y para que Dios sea la gloria que lo hizo. Si necesita su ayuda o si también quiere curarse de la misma manera que yo recibí la mía, solo envíele un correo electrónico a continuación (augusmimi789@gmail.com), también puede enviarle un mensaje por whatsapp al +2348077264075 y obtener su curación. Él tiene cura para otras enfermedades mortales como el herpes, el VIH / SIDA, las ETS, la hepatitis, el cáncer, el virus COVID 19, el matrimonio roto, en busca de un hijo, todavía puede hacerlo por usted.