segunda-feira, abril 06, 2020

O Carioca e sua equivocada sensação de Distanciamento do Mar



Para muitas pessoas, principalmente o Carioca, o Mar significa um final de semana ou feriado com os pés na areia, proteção para o sol, roupas e modelitos mais à vontade e muitas horas em meio à sua faixa de areia, a praia propriamente dita. Ao fim do dia, o retorno para seus lares ou trabalho e o Mar será lembrado em meio às fotografias e ao planejamento do próximo feriado ou fim de semana. Ou seja, se não vou ao Mar todos os dias ele não faz parte do meu cotidiano - muitos assim o pensam.

Me chamou a atenção nesta semana o medo e a falta de conhecimento por parte de muitas pessoas em relação ao fenômeno da ressaca e das elevadas preamares (pico da maré cheia). Ora, estamos em semana de lua cheia e nesta fase tal como a nova, o nível das marés alcança seus picos máximos, ou seja, algo rotineiro e natural. Quando ocorre a combinação da chegada de uma frente fria(massa polar), o famoso sudoeste na linguagem dos pescadores, o mar torna-se “grosso”, e como de costume, na ressaca as ondas ficam maiores, a arrebentação estende-se metros à frente, o Mar enfim alcança lugares que não costuma alcançar e pode até mesmo tragar os desavisados ou desprevenidos, mas de qualquer forma sempre foi assim.

Em meio à tanta tecnologia que vivenciamos, aplicativos como o Boletim ao Mar da Marinha do Brasil, o Windy ou até mesmo os tradicionais sites de previsão do tempo nos fornecem informações como tábua de marés, umidade, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento além da precipitação, não por acaso esta semana marcada por elevadas marés, no dia 09/04 às 15:36 na Baía de Sepetiba ocorrerá a famosa maré de sizígia, onde no horário mencionado a maré deverá alcançar incríveis 1,90m de amplitude. Muitos serão pegos de surpresa, mas a informação já está disponível para quem deseja acompanhar a maré há meses.

A pergunta pertinente ao assunto deveria ser: Por que pessoas que não vivem do mar ou não moram próximo a ele deveriam se preocupar em acompanhar suas condições? A resposta é bem simples, e pode ser endossada por um relatório da ONU, onde o mesmo afirma que pessoas residentes até 18km da costa, ainda assim são consideradas habitantes litorâneos, isto porque, até essa distância o Mar influencia a vida das pessoas de forma econômica e social, além de possuir ligação direta com fenômenos que atormentam moradores urbanos, como fortes chuvas, alagamentos e ressacas.

Se mais pessoas estivessem preocupadas de fato a acompanhar o Mar e suas condições, entenderíamos melhor o funcionamento da Natureza, dificilmente seríamos pegos desprevenidos em situações que poderiam ser previamente evitadas e ainda tornariam -se mais sensíveis no que diz respeito ao tratamento e consideração que temos com essa imensa massa de água salgada, que sofre e agoniza em algumas partes da cidade, ao passo que em outras é sinônimo de lazer, saúde e diversão. O mesmo Mar, aquele das lindas fotos nas redes sociais, está mais próximo de nós que imaginamos, porém ainda distante quando o assunto é preservação, justo aqui no Rio de Janeiro, a cidade na qual a bandeira ostenta dois golfinhos, simbolizando duas belas baías, Guanabara e Sepetiba!

Por Paulo Jorge Neves


Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Eduardo Morales disse...

Muitas pessoas não percebem a importância do mar para as nossas vidas. Falta nelas visão e conhecimento.

Anônimo disse...

Estoy realmente agradecido y agradecido por lo que el Dr. Augus ha hecho por mí y mi familia con hierbas herbales, he estado sufriendo de VIH durante tres años sin solución, las enfermedades casi me quitaron la vida y porque no pude trabajar y yo también estaba perdiendo mucho dinero por medicamentos, pero un día fiel cuando me conecté en línea, conocí muchos testimonios sobre este gran hombre, así que decidí probarlo y para que Dios sea la gloria que lo hizo. Si necesita su ayuda o si también quiere curarse de la misma manera que yo recibí la mía, solo envíele un correo electrónico a continuación (augusmimi789@gmail.com), también puede enviarle un mensaje por whatsapp al +2348077264075 y obtener su curación. Él tiene cura para otras enfermedades mortales como el herpes, el VIH / SIDA, las ETS, la hepatitis, el cáncer, el virus COVID 19, el matrimonio roto, en busca de un hijo, todavía puede hacerlo por usted.