sábado, abril 04, 2020

D. Pedro I e seu regimento mirim



D. Pedro tinha gosto pelas armas e pelos exercícios militares. Organizara, quando rapazinho, um regimento de pequenos escravos. Em Santa Cruz, já imperador, mostrou ao ex-capitão von Hoonholtz, seu hóspede, o quarto que ocupara quando criança e onde conservava as espadas e espingardas de folha-de-flandres com as quais armava aquele exército de meninos. Contou ainda que, no comando desse regimento mirim, batia-se com exército idêntico comandado por D. Miguel, antecipando os dois irmãos, na infância, a guerra que travariam mais tarde em Portugal. As caçadas o ensinariam a lidar bem com armas de verdade. Um estrangeiro que esteve no Brasil em 1825 disse que não havia soldado que entendesse melhor do que d. Pedro do manejo das armas e dos exercícios com a espingarda.

Fonte: LUSTOSA, Isabel. D. Pedro I: Um herói sem nenhum caráter. 1° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Imagem: Retrato de D. Pedro I com o uniforme de Coronel do Batalhão de caçadores nº 5. Artista desconhecido, primeira metade do séc. XIX. (Reprodução/Wikipedia Commons)


Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Jonathan Porto disse...

O que já vi de comentários maliciosos sobre esse hábito da infância do futuro Imperador Dom Pedro I! Essas pessoas anti-monarquia simplesmente não levam em consideração o contexto da época, o que uma criança poderia fazer contra o regime de escravidão? Seria o mesmo que culpar quem nasceu de 1968 até 1985 pelo Golpe Militar na República! Não faz sentido culpar crianças pelo mundo que os adultos constroem !!

Adinalzir disse...

Meu caro Jonathan Porto
Concordo plenamente com você. Criança é criança em qualquer época.
Muito obrigado pela visita e comentário.
Volte sempre!