domingo, março 08, 2020

Hotel Riazor - Rua do Catete, 160






O Hotel Riazor está situado no bairro histórico do Catete, em frente ao Palácio do Catete. Foi fundado em 1891 e se chamava “Pensão SCHRAY” (pensão era como se chamava, na época, os estabelecimentos de hospedagem).

Em meados da década de 1960, o hotel ganhou o nome de “Monte Blanco”, e no início dos anos 1990 de “Hotel Riazor”.

Situado no que foi o Largo do Valdetaro, perto havia um monumental chafariz que entrou para a história, pois em 1896 foi transferido para os jardins do atual Palácio do Catete – Museu da República.


Na ocasião em que foi feita a reforma que transformou a mansão em Palácio Presidencial, foi esculpido no chafariz um monograma com as iniciais “BNF” (Barão de Nova Friburgo), sendo incorporada a ele a estátua “O nascimento de Vênus”. Em meados da década de 1960 o hotel ganhou o nome de “Monte Blanco”, e no início dos anos 1990 de “Hotel Riazor”.


Para mais informações acesse a página do Hotel Riazor
https://www.hotelriazor.com.br/

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Caro Prof. Adinalzir,

Sem dúvida o catete é outra parte do Rio que merece um excelente projeto turístico que promova o patrimônio histórico da cidade. Muito importante o seu trabalho de resgate da memória carioca.

Abraços fraternos

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Fico muito grato pela visita e comentário.
Grande abraço!

Marcella disse...

Olá!

Que legal encontrar algo sobre a Pensão Schray. Ela pertencia ao meu bisavô Carlos Schray e minha bisavó Johanna Clara Schray, ambos imigrantes da Alemanha. Foi lá inclusive que meus avôs se conheceram, visto que meu avô imigrou da Polônia e foi recebido por Carlos que em seguida apresentou sua filha.
Infelizmente não tenho quase registros e estava justamente procurando na internet algo sobre sua história.

Lais Sapin disse...

Olá, meu marido é descendente de José Riegert e Rosine Schray. A Rosine, pelo o que pude pesquisar, é filha de Carlos Schray, e de fato a família era dona de um hotel do Catete. Estou buscando mais informações sobre a família. Alguém saberia me ajudar?