quinta-feira, fevereiro 20, 2020

Avenida Isabel em Santa Cruz



Para alunos de arquitetura é uma verdadeira escola à céu aberto, tamanha a quantidade de casarões, edifícios e estilos.

Aberta em 1887, tornou uma das uma das melhores e mais importantes vias urbanas de Santa Cruz, recebendo calçamento de paralelepipedos. Sua profusa arborização, com a plantação de mangueiras em todo o seu percurso, deu-lhe bela e atraente aparência.


A princípio, foi denominada "Rua da Princesa Isabel". Seu trecho inicial, até o Marco Onze, já foi chamado "Rua do Observatório" e "Conselheiro Miranda Rego", pelo fato de um antigo superintendente ter residido em suas proximidades. Foi a primeira rua de Santa Cruz e do subúrbio a receber iluminação, na época, em posteamento de madeira, A energia vinha do gerador do Matadouro Imperial de Santa Cruz. Ao longo da Avenida Isabel foram, aos poucos, surgindo os casarões de pessoas mais abastadas, muitas funcionários graduados do Matadouro.








Fonte: Internet e NOPH
Fotos: Deca Serejo

Originalmente postado em riodecoracaotour

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Michele do Nascimento disse...

O bairro de Santa Cruz e suas ruas famosas!

Adinalzir disse...

Valeu Michele do Nascimento
Fico muito grato e honrado pela visita.
Volte sempre!

Unknown disse...

Esse Bairro na minha humilde opinião e o melhor do Rio de Janeiro, por sua história, essa rua em especial e a melhor de santa cruz , fiquei sabendo que o Português Francisco Corrêa mesquita diniz, um grande empreendedor tinha uma casa nessa rua no n 306, podiam contar essa história também abraços

Anônimo disse...

Por isso o nome é Bairro Imperial de Santa Cruz.