quarta-feira, junho 05, 2019

Águas Férreas

Cleydson Garcia

Gravura: P. G. Bertichem - 1856.

Reconstituição da fonte das Águas Férreas, no Cosme Velho. Não bastava ser apenas uma fonte, era o nome da localidade. É possível reconstruir uma réplica da fonte, basta querer!
- Sua arquitetura tem influência neoclassicista.

Esta fonte, era famosa no tempo da "Imperial Cidade do Rio de Janeiro", a única do bairro, comprovadamente fonte de águas ferruginosas. A fonte secou antes de 1880, talvez por causa da criação de caixas d'águas no alto da Serra da Lagoinha. O Rio Carioca, passava ao seu lado, mas não abastecia esta fonte.

Tinha apenas esta fonte de "águas ferruginosas" no Cosme Velho, também havia outras fontes desta água na cidade : Em Andaraí Pequeno, hoje Tijuca (Descoberta por D. Pedro I, em 1823), Rua Mata-Cavallos (Riachuelo), Jardim Botânico e mais 6 fontes.

De todas as fontes mencionadas acima, só existe a fonte da Rua Riachuelo, que está seca.. e outras foram destruídas com o tempo.

Esta região era dominada por mansões aristocráticas coloniais e ecléticas, até há poucas décadas atrás. Hoje resta poucos exemplares arquitetônicos desta época: Solar dos Abacaxis, Casa Geyer e até mesmo o Largo do Boticário.

Endereço: Esquina da Ladeira de Guararapes, com a Rua Cosme Velho.

E a Bica da Rainha?

Apesar ter uma placa dizendo que eram águas ferruginosas, na verdade não era. Foi feito testes nas águas do Rio Carioca, comprovaram que não eram ferruginosas. E a "Águas Férreas", é oriunda de outra nascente.

Pesquisa e montagem de foto de Cleydson Garcia.

5 comentários:

Laura Diniz de Aguiar disse...

O Rio de Janeiro e suas histórias maravilhosas!

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Como deveria ser agradável um passeio por essas ruas bucólicas e com ares rurais! Ah, se não fosse uma época de tantas injustiças sociais e de escravidão, essas partes do Rio seriam pedaços do Paraíso.

Adinalzir disse...

Prezada Laura Diniz de Aguiar
Que bom que você gostou!

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Histórias como essa nos levam a sonhar numa cidade do Rio de Janeiro que já não volta mais. Agradeço pelo seu comentário.

Chrystian disse...

Infelizmente, muito da história esta perdida e se perdendo!
Bom encontrar lugares na Web, que nos leva a ver um pouco do passado.
O de bom e de ruim, deve ser preservado.
Como lição do certo ou errado, para o presente e o futuro!