domingo, janeiro 20, 2019

Inhoaíba, 26 anos do bairro



Hoje é o aniversario do nosso querido bairro, em 20/01/1993, ele foi emancipado de Campo Grande se tornando um bairro autônomo. Conheça um pouco dessa história:

A "Fazenda de Inhoaíba" era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Avenida Cesário de Melo e ficava em frente à "Fazenda Campinho". Com a implantação do ramal ferroviário de Mangaratiba, atual ramal de Santa Cruz, foi inaugurado em 1912, a estação Engenheiro Trindade, chamada posteriormente de Inhoaíba, que consolidou o nome do bairro. Suas terras eram utilizadas para a lavoura do café e da laranja. A partir dos anos 70, a urbanização da área se intensifica, e surgem grandes loteamentos, como o Vilar Carioca e o Vilar Guanabara. Em 1993 o prefeito Cesar Maia emancipou Inhoaíba como um bairro autônomo de Campo Grande, porém não se tornou alvo de seus projetos, Favela-bairro e Rio-cidade. Hoje o Bairro tem aproximadamente 100.000 Habitantes.

O NOME

A história da origem do nome é controversa, pois, se era um campo ruim não poderia ser utilizado para a plantação, diz a lenda que este nome teve origem na época das grandes fazendas de escravos e a fazenda pertencia ao Sr. Aníbal, mas os escravos o chamavam de Sinhô Aníbal ou "Inho Aniba", dando origem ao nome Inhoaíba. O nome é uma corruptela de NHU (campo), AHYBA (ruim), denominação dada pelos indígenas à baixada entre a serra de mesmo nome e Campo Grande.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

5 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Caro Prof. Adinalzir,

Parabéns por mais uma postagem, a qual contribui para regatar a identidade e a história de mais uma localidade. Sem dúvida, o seu blogue tem cumprido essa importância na nossa sociedade já que muitos nem ao menos se interessam por saber da origem do nome do lugar onde vivem.

Abraço e ótima semana!

Lu disse...

Muy interesante el artículo. Me gusta el dato curioso acerca del origen del nombre del pueblo.

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Meu blogue tem resistido bravamente durante todos esses anos na divulgação dessas e de outras histórias. Acredito que resgatar a identidade cultural de um povo sempre será o nosso objetivo. Pessoas como você sempre serão de grande valor para isso.
Uma ótima noite e um forte abraço!

Adinalzir disse...

Caríssima amiga Lu
Fico muito feliz por ter gostado do texto. Divulgar a cultura e o conhecimento sempre será a nossa meta. Grato pela sua visita e um forte abraço!

Unknown disse...

Prof.Adorei sua publicação ela é muito relevante para que possamos dar um inicio na história do bairro de Inhoaiba e eu já havia ouvido alguma coisa sobre esse contexto porém a história q eu tomei conhecimento foi que o Inho Aníbal era um curandeiro muito conhecido e que vinham várias pessoas de diversos bairros procurar por suas resas, por suas ervas e seus milagres pois tamanhos foram seus feitos que, segundo a história que eu ouvi ele mais tarde foi homenageado como o preto Velho mais famoso naquela epoca e ganhou um busto por suas realizações. Claro tudo baseado em estória q ouvi q o povo contava ou ainda conta. Eu uero muito conhecer e aprender a história do meu bairro e claro q tem muita coisa pra ser esclarecida pois eu gostaria de saber a verdadeira história do Preto Velho e se ele e o toi Quincas que alguns moradores antigos relatam como um descendente de escravo reprodutor, resadeiro e que viveu por mais de cem anos. Eu coneci alguns de seus descendentes mas preciso ainda de algumas respostas. Como, se o tio Quincas e o Preto Velho eram a mesma pessoa? Se não, Quem foi o Preto Velho? E qual a importância do Tio Quinca para essa comunidade? Com quantos anos morreu o tio Quincas? Quantos filhos e quantos netos e bisnetos etc.. ele deixou? Pois muitas pessoas que moram aqui ha muito tempo lembram dele. E muitas famílias aqui tem algum tipo de laço sanguíneo com ele. É eu sou um luoco por Histórias e eu gostaria muito de saber respostas sobre esse contexto. Obrigado prof pois algumas duvidas que eu tinha foram esclarecidas mas ainda temos q buscar uotras respostas. Se algum dia quizer fazer uma pesquisa de campo sobre esse assunto e precisar de alguém pra te ajudar pode contar comigo. Parabéns pelo seu blog e pelo assunto em si.