sexta-feira, novembro 02, 2018

Sra. Maria Graham



“Setembro de 1824. A Sra. Graham chega à Quinta para tomar posse do cargo. Ao pé da escada encontra o Imperador, num traje de algodão listado que mais assentaria a um pequeno comerciante, calçando chinelos e sem meias. Em vez de dar a mão a beijar, diz preferir um handshake à inglesa. O palácio, embora lhe falte elegância, parece-lhe transbordar em afabilidade e bons sentimentos, ao contrário do que dissera um inglês que fora recebê-la no navio.

Segundo esse compatriota, depois do exílio de José Bonifácio (Como? A senhora não sabe que seu amigo foi exilado?), uma camarilha portuguesa, composta por gente de baixo nível, aproveitara para tomar conta de tudo, irritando os brasileiros, cada vez mais afastados das decisões. O Imperador, ela não tardaria a ouvir os cochichos, se ligara a uma mulher de origem inferior e com ela teve uma filha, e a Imperatriz, em posição cada vez mais secundária, se entregara à melancolia.

In Sonia Sant´Anna, "Leopoldina e Pedro I - a vida privada na Corte". Editora Ibis Libris.

Maria Graham nasceu na Inglaterra, em uma família aristocrática, e era casada com um oficial de Marinha. Esteve pela primeira vez no Brasil em 1821, acompanhando o marido, e aqui estava por ocasião do Fico. Em seu livro Diário de uma viagem ao Brasil nos dá um relato vívido dos acontecimentos. Depois seguiu para o Chile, e enviuvou ao largo da costa chilena. Além de escritora era excelente desenhista e, ilustrando suas narrativas, deixou muitas imagens do que era o Brasil de então. Ao voltar do Chile, apresentada a D. Leopoldina, tornaram-se amigas., e foi contratada pela imperatriz como preceptora de suas filhas. Vítima de invejas e intrigas, acabou expulsa da corte. De volta à Inglaterra, correspondeu-se com a imperatriz até a morte desta, em 1826. As cartas que lhe escreveu Leopoldina foram publicadas em livro. Para saber mais sobre a vida dessa inglesa notável e sobre a vida no Brasil e na corte, consultar seus livros, publicados pela Itatiaia.

Por Sonia Sant'Anna

O livro pode ser comprado no link abaixo:

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Jane Darckê disse...

Gostei muito! Parabéns!
É sempre bom saber mais sobre o passado, que afinal, somos nós!

Adinalzir disse...

Prezada Jane Darckê
Fico muito feliz em saber que você gostou da postagem.
Honremos a História. Um grande abraço!

Sonia Sant'Anna disse...

Muito obrigada, Adinalzir Pereira Lamego.

Adinalzir disse...

Prezada Sonia Sant'Anna
Fico muito honrado em poder divulgar seu importante trabalho.
Um grande abraço e volte sempre a este blog!