segunda-feira, setembro 03, 2018

A História é a mestra da vida



O famoso orador romano Cícero dizia que a História é a mestra da vida. Com isso, ele queria dizer que por meio dos exemplos do passado, dos sofrimentos e sucessos, das tragédias e dos grandes feitos das gerações anteriores, podemos extrair lições para nos orientarmos no presente, diante dos problemas que se apresentam, e melhorarmos o futuro, porque se é verdade que o homem inteligente aprende com os próprios erros, é também certo que o homem sábio aprende com os erros dos outros.

Hoje, uma parte - uma belíssima, riquíssima, vastíssima e incalculável parte - da história do Brasil foi perdida. Independentemente de ser você, caro leitor, o mais ardente monarquista ou o mais ardoroso republicano, saiba que o sentimento de luto que nos arrebata hoje não é apenas por uma bela construção palaciana, mas por toda a linda história que havia dentro dela, história da qual ela foi protagonista.

Neste momento, só podemos pedir e torcer para que a lição de Cícero seja aprendida, ainda que tarde demais, e a tragédia de hoje fique imortalizada para que, no futuro, a lembrança dela possa impedir que eventos semelhantes aconteçam.

Fonte: https://www.facebook.com/eraumavezumimperio/

Outras postagens relacionadas neste blog sobre o Museu Nacional:
https://saibahistoria.blogspot.com/2018/02/o-museu-nacional-leva-ciencia-para.html
https://saibahistoria.blogspot.com/2018/03/cientistas-reconstituem-rosto-de-homem.html
https://saibahistoria.blogspot.com/2011/05/ciencia-em-exposicao.html

Postado por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa tarde, meu amigo.

Esta é uma semana de luto para todos nós. Ainda difícil encontrar palavras.

Um abraço e ótima quarta-feira

Adinalzir disse...

Boa noite Rodrigo!
Infelizmente a Cultura nada representa para as nossas elites. O que fez com que chegássemos a isso. Grato pela visita e um ótimo feriado.