domingo, maio 22, 2011

Artesã recria a história do bairro de Santa Cruz (RJ) em forma de miniaturas

.
Na edição deste sábado, 21 de maio de 2011, da Revista "Oeste", que circula encartada nos jornais "O Globo" e "Extra". há uma matéria jornalística muito interessante sobre o trabalho da artesã Janaína Botelho, que produziu uma série de maquetes reconstituíndo as principais fases da História de Santa Cruz, para uma exposição que estará sendo apresentada no Centro Cultural Municipal Doutor Antônio Nicolau Jorge, por iniciativa do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, o NOPH.

A reportagem, de autoria do jornalista Bruno Cunha, foi ilustrada com belas fotos de autoria de Thiago Lontra, que estão aqui reproduzidas.

A exposição, que recebeu o título de "Rastros de história e de memória: Santa Cruz feita com as mãos", é a primeira trajetória da artesã Janaína Botelho e contou com a parceria da Casa da Moeda.

A artesã Janaína Botelho em reprodução da foto de autoria de Thiago Lontra, publicada na página 12 da Revista Zona Oeste, edição de 21 de maio de 2011.

De acordo com o texto jornalístico de autoria de Bruno Cunha, a artesã, "para contar a história do bairro visualmente, levantou o tema na Internet e conversou com pesquisadores."

Sequência de miniaturas produzidas pela artesã Janaína Botelho, que estarão sendo expostas no Centro Cultural Municipal Dr. Antonio Nicolau Jorge, localizado na Rua das Palmeiras Imperiais, Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira fotografia, da esquerda para a direita, mostra o Sacrário do século XVIII, recentemente restaurado, que já se encontra em exposição.

A visita à exposição de maquetes em miniaturas é uma excelente oportunidade que estará sendo oferecida aos moradores do Rio de Janeiro, e também de outras cidades, para que conheçam a História do Bairro de Santa Cruz, desde as suas origens indígenas, passando pela fase colonial até alcançar o período monárquico.

Maquete intitulada "Piracema", representando a era indígena do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Reprodução da foto de autoria de Thiago Lonta, publicada na edição de 21 de maio de 2011, página 12, da Revista ZONA OESTE, distribuída em encarte com os jornais "O Globo" e "Extra".

Maquete da Ponte dos Jesuítas construída em 1752 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938. Reprodução da foto de autoria de Thiago Lontra, publicada na edição de 21 de maio de 2011 da Revista ZONA OESTE, distribuída em encarte com os jornais "O Globo" e "Extra".

As escolas e pessoas interessadas na exposição "Rastros de história e de memória: Santa Cruz feita com as mãos", poderão agendar a visita no Centro Cultural Municipal Dr. Antonio Nicolau Jorge, localizado na Rua das Palmeiras Imperiais, s/nº, ao lado da Vila Olímpica Oscar Schmidt e das Escolas Municipais Princesa Isabel (Ginásio Carioca) e Fernando de Azevedo ou pelo telefone (21)2418-3140.

Texto de autoria do Prof. Sinvaldo do Nascimento Souza publicado no Rioeducaideias.net
.

15 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

Belíssimo trabalho da artesã Janaína Botelho. Isso é uma demonstração de que a a Arte e a História podem andarem juntas a serviço do Patrimônio Cultural.

Unknown disse...

Maravilha, parabenizo a artista e aos jornais pela publicação em destaque. Pena não está aí no Rio de Janeiro, me interessaria muito ver esta expo. em miniatura.
Parabéns também ao Prof. pela sua postagem. Isso sim é história de verdade.

Adinalzir disse...

Caro Prof. José Lima Dias Júnior
Concordo plenamente com sua afirmação. Esse trabalho é também uma prova de que a História está entremeada em todas as ciências e em todas as direções.
Muito obrigado pela visita!

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Fico muito feliz que você tenha gostado. Felizmente, ainda existem por aqui, jornais e pessoas que promovem esse tipo de trabalho de divulgação histórica. Isso mostra que a História de verdade nunca poderá ser esquecida.
Um grande abraço!

Fenrir Broderskab disse...

Gostei do blog Saiba História. Presta um bom trabalho ao estudo. Acabei de criar um para colocar meus pensamentos e convido para conhecer.
http://www.confraria-da-verdade.blogspot.com

Guará Matos disse...

A artista prova que para poder é sempre querer.

Abraços.

Leonardo Oliveira disse...

Muito legal o trabalho da artista. O SAIBA HISTÓRIA com mais uma excelente dica. Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Fenrir de Ariotho
Fico muito grato com sua visita e comentário. Aguarde que em breve estarei visitando seu blog.
Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Guará Matos
São trabalhos como esse que provam que com a História, tudo é possível.
Muito obrigado pela visita!

Adinalzir disse...

Meu caro Leonardo Oliveira
Realmente, a artista soube representar de forma perfeita a história do bairro de Santa Cruz. E o seu trabalho serve como exemplo para todos os bairros e cidades do nosso país.
Valeu pela visita!

Valdeir Almeida disse...

Olá, Prof. Adinalzir

São miniaturas muito bonitas. É interessante retratar a história do Rio através de uma forma diferente. Na sala de aula isso é um chamariz para a concentração dos alunos e deixa a aula mais atraente.

Professor, já votei lá. Conte sempre comigo.

Abraços.

O Professor disse...

Caro professor, antes de tudo, parabéns pelo blog de alto nível, esteja a vontade para reproduzir o que for de seu interesse em meu trabalho, um abraço cordial.

Adinalzir disse...

Prezado Valdeir Almeida
O trabalho da artista retrata a verdadeira história local, uma parte da história que quando bem explicada pelo professor, contagia qualquer um. Geralmente costumo trabalhar dessa forma nas minhas aulas e obtenho bons resultados.
Valeu pela visita e pelo voto!

Adinalzir disse...

Caro O Professor
Fico muito grato pela visita e pela receptividade. Conte comigo também, e meus parabéns pelo blog.
Grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezada ♥ κєκєl ♥
Fico muito grato pela visita. Em breve estarei visitando o seu blog.
Abraços! :-)