Ela mostra a Rua Nestor e o Oriente Atlético Clube em um dos seus momentos de auge, com o campo ainda em atividade e o Largo do Gonzaga logo abaixo.
Fundado em 13 de junho de 1927, o Oriente foi um dos clubes mais tradicionais de Santa Cruz, reunindo gerações em torno do futebol e da vida social do bairro.
Nos recortes de jornais da época, aparecem nomes como Ary, Farrel, Vale, Cecílio, Paulinho e Valter, atletas que marcaram o time e o futebol local.
Por lá também passaram grandes jogadores, entre eles Bebeto, que mais tarde se tornaria tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira.
O local era conhecido pelos seus bailes de carnaval, festas e shows, que animavam a comunidade e fizeram parte da história cultural da Zona Oeste. Com o passar do tempo, o clube passou por transformações e chegou a ser conhecido como Atlético Clube e Social Show, mantendo viva a proposta de integrar esporte, lazer e cultura na comunidade.
Com os anos, o espaço perdeu suas atividades esportivas e o campo foi concretado.
Hoje, o terreno pertence (ou foi alugado) ao Material de Construção Sérgil, que transformou o antigo gramado em depósito de materiais.
Domingos da Guia também atuou com a camisa do Oriente, li uma vez sobre. Me amarro nas histórias dos clubes antigos, disputavam o Departamento Autônomo. O Oriente foi campeão estadual de 31, apesar da FERJ não os listar na cronologia oficial do campeonato carioca, era organizado na época pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.
Aproveira e escreva nos comentários se você tem alguma foto ou lembrança do local !
Pesquisa feita pelo @raizesdesantacruz
#RaízesDeSantaCruz #SantaCruzRJ #HistóriaDoBairro #OrienteAtléticoClube #Bebeto #FutebolCarioca #ZonaOesteRJ #CulturaLocal #SantaCruzAntiga






Nenhum comentário:
Postar um comentário