quarta-feira, janeiro 22, 2025

Memórias do Distinta Atlético Clube e Itagoré Barreto

Página do Aluno. Jornal Quarteirão. Página 6. Março, Abril 1995.

Distinta Atlético Clube: de pé da esquerda para a direita: Dito Brasil, Sinhozinho, Firmo, Eliso, Vavau, Unoe, Sargento Hilário. Agachados: Valdir, Isaac, Zé Teles, Mocinho e Marreco. Ano 1940. Foto do Acervo do NOPH. 

1994 foi o ano do esporte. Mais precisamente, foi o ano da Copa do Mundo, maior acontecimento do futebol brasileiro.

Sem esquecer as conquistas do Basquete e do Vôlei, tudo o que os brasileiros fizeram naquele ano lembrava, de alguma maneira, o futebol e as Copas passadas.

Como não poderia deixar de ser, a Escola Santa Isabel escolheu o futebol e a Copa como temas de sua festa junina. A equipe de professores realizou com os alunos das várias séries trabalhos de pesquisa sobre os países que disputaram o campeonato mundial, ampliando o conhecimento dos alunos sobre as peculiaridades de povos distantes.

Porém, muito perto desses alunos, havia um lugar que formava (e forma craques) e que vibrava (e vibra) com as emoções do futebol. Esse local foi Santa Cruz.

O Futebol em Santa Cruz foi o tema pesquisado pelos alunos da 5º série, que tiveram a oportunidade de descobrir e saber mais sobre o Distinta, o Guanabara e o Oriente, times que empolgavam as torcidas do bairro, chegando até a disputar partidas preliminares no Maracanã.

Os pequenos conheceram as façanhas de jogadores inesquecíveis como: Sinhozinho, Dito Brasil, Albininho, Itagoré Barreto, Mocinho, Luizinho, Wilson “Babá”, Hélcio “Bateria”, Milton Batuqueiro, Toninho Machado, Crizolinho, Isaac, Alceu, Tião “Cachorro”, Toca, Fidélis, Tião Rolete, Anu, Russinho, Atanásio, Marreco, Nicanor, Weimar, Reis e muitos outros.

O trabalho de pesquisa foi feito no NOPH e sua maior importância foi resgatar e manter viva a memória e a história do nosso bairro. O resultado de tanto empenho foi um belo cartaz (que agora faz parte do acervo do NOPH) e a entrevista feita com o Sr. José dos Reis pelo aluno Ricardo (que aprimora suas qualidades de jogador de futebol na escolinha do Guanabara...). Que também publicamos. 

Em tempo: a escalação dessa “seleção sabida” é a seguinte: Luana, Rachel e Andressa, Ricardo Bruno Viana, Bruno Ritter, André, Vanderlei, David e Eraldo. Parabéns a vocês pelo belo trabalho!

A Página do Aluno é um espaço que divulga o trabalho dos alunos de Santa Cruz. Você também pode estar aqui.

Texto de Cristine Tenuto. Professora da Escola Santa Isabel.

Personalidade Quarteirão. Página 14. Março/Abril 1995.

Itagoré Barreto

O Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz lamenta profundamente o falecimento do seu sócio efetivo Itagoré Barreto, ocorrido no final do ano passado. Itagoré exerceu o cargo de Vereador e destacou-se como goleiro de alguns times de futebol do Rio de Janeiro, Foi um dos principais incentivadores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz e teve atuação destacada na diretoria de diversas entidades culturais, sociais, desportivas, filantrópicas e religiosas da Zona Oeste.

Meses antes de falecer, talvez premeditando o infausto acontecimento, Itagoré Barreto doou ao NOPH todas as condecorações e diplomas recebidos ao longo da sua vida pública, bem como livros e documentos do seu acervo particular

Prestamos as nossas homenagens póstumas ao Sócio Itagoré Barreto que, além de ser uma pessoa alegre e espirituosa, era muito querido e admirado em Santa Cruz e na Zona Oeste.

Nenhum comentário: