sexta-feira, novembro 01, 2024

A história do Conjunto Cesarão

Conjunto Habitacional Doutor Otacílio de Carvalho Camará, mais conhecido como Cesarão,  é um conjunto habitacional que teve seu inicio de construção no final da década de 1970 e início dos anos 80 no bairro carioca de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Foi construído pela Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro - CEHAB. O conjunto passou a chamar-se popularmente de “Cesarão”, como uma analogia a grande construção a beira da Avenida Cesário de Melo.

Antigos moradores contam que a área onde nasceu o conjunto era uma imensa chácara com plantações de laranjas. Com o passar dos anos esta área foi abandonada por seus antigos donos. Após adquirida a propriedade o governo estadual construíu 5.667 casas. Hoje, esse número dobrou, pois em quase todas as casas foram construídas outras nos fundos, para cima; enfim, de vários modos, visando atender o crescimento das famílias locais. As primeiras construções foram no início do ano de 1979. No ano de 1980, foram entregue as chaves para as famílias, e no mês de maio de 1981 foi inaugurado o conjunto pelo governador Chagas Freitas. 

As casas tinham padrões diferentes: embrião (sala, cozinha e banheiro) para funcionário de baixa renda; casa (quarto, cozinha, sala e banheiro) e apartamento duplex (2 quartos, sala, cozinha e banheiro) para funcionários de média renda. Devido ao tamanho da área, o Conjunto foi dividido por setores, 1, 2 e 3. 

O primeiro setor fica por trás da Paróquia Nossa Senhora da Glória, começa na Rua 43 e vai até a Av. Marginal; o segundo setor começa na Av. Marginal 2 e vai até o Canal 1; o terceiro setor começa no canal 2 e vai até a entrada da Vila Paciência (Comunidade do Aço). Os moradores vieram de diversos lugares do Rio de Janeiro, cada um trazendo sua cultura e seu jeito de ser. Hoje o Cesarão tem cerca de 80.000 habitantes.

Está localizado à margem da avenida Cesário de Melo e da estrada da Pedra, representando um fácil acesso rodoviário aos bairros de Santa Cruz, Campo Grande, centro e Barra da Tijuca. Possui um posto policial e uma UPA (Unidade de pronto atendimento) com atendimento 24 horas por dia e duas clinicas da família.

Fontes: Wikipedia e Facebook Cesarão da Antiga.

Afinal, quem foi Octacílio de Carvalho Camará?

Foi um médico, advogado e político brasileiro. Nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 27 de fevereiro de 1888. Era filho de Octacílio Aristides Camará e Israelina Carvalho de Camará. Octacílio estudou Medicina e Direito. Foi eleito Deputado Federal pelo Rio de Janeiro na legislatura de 1915 a 1919, e Senador da República, na legislatura de 1919 a 1920.

A sua área de atuação foi a Zona Oeste do Rio de Janeiro. O pelotense dá nome a um bairro do Rio de Janeiro (Senador Camará), e a uma estação ferroviária na cidade do Rio (Estação Senador Camará). Também recebeu homenagem da Loja Maçônica mais antiga da Zona Oeste do Rio, a "Loja Octacílio Camará 821".

Saiba mais sobre a história de Pelotas no documentário: "Olhares sobre Pelotas - Culturas e Tradições da Princesa do Sul": https://www.youtube.com/watch?v=PiVSHcyqMs0&t=1532s

Foto: Retrato do político Octacílio de Carvalho Camará.

Um comentário:

Anônimo disse...

Morei lá nos anos 90' ! Era um bairro bom... Hoje já não está tão bom assim! Pois, como sempre a humanidade degradada por sua cultura mal, vêm estragando o bairro.