domingo, dezembro 10, 2023

O Barão de Salgado Zenha

Manuel Salgado Zenha - Foi o primeiro e único Barão de Salgado Zenha em Portugal e no Brasil. Nascido em Braga, Arcos, Portugal, em 2 de janeiro de 1837 e falecido no Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1894. Foi um comerciante e banqueiro luso-brasileiro.

Filho de Rodrigo Cardoso Salgado Zenha e Antónia Felizarda da Silva, casou-se com Rita Marques Ferreira, com quem teve três filhos.

Imigrou ainda criança para o Brasil, onde foi sócio sucessivamente de diversas firmas comerciais: João José dos Reis & Cia., depois da Rio, How, Zenha & Silveira por mais de vinte anos; depois da Zenha & Silveira. Desfez-se da empresa para dedicar-se ao ramo bancário, chegando a presidente do Banco Nacional Brasileiro.

Agraciado 1.º Barão de Salgado Zenha no Brasil por D. Pedro II do Brasil a 20 de Julho de 1889 e 1.º Barão de Salgado Zenha em Portugal por D. Carlos I a 3 de Dezembro de 1891,[1] foi também Oficial da Imperial Ordem da Rosa, Comendador e Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Casou no Rio de Janeiro em 1859 com Rita Marques Ferreira (Rio de Janeiro, 1842 - Rio de Janeiro, 25 de Junho de 1928), filha de António Marques Ferreira, do Porto, e de sua mulher Umbelina Rosa Moniz, do Rio de Janeiro, de quem teve duas filhas e um filho chamado Rodrigo Salgado Zenha.

Filha: Elisa Salgado Zenha (Rio de Janeiro, 27 de Outubro de 1938), casada com Jerônimo Roberto de Mesquita, 2.º Barão de Mesquita. 

Filha: Henriqueta Salgado Zenha (Rio de Janeiro, 13 de Julho de 1863 - Rio de Janeiro, 29 de Maio de 1933), casada com Francisco Salgado Zenha.

O Barão de Salgado Zenha foi também tio-avô e tio-bisavô de Francisco Salgado Zenha.

Residência do Barão Manuel de Salgado Zenha. Ano de 1940. Ficava na Rua do Matoso, Tijuca, RJ. Infelizmente esse belo prédio foi demolido em 1968. Foto do Acervo do Professor Olinio Coelho.

REFERÊNCIAS:

"Nobreza de Portugal e do Brasil", Direcção de Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 2.ª Edição, Lisboa, 1989, Volume Terceiro, p. 650

LIGAÇÔES EXTERNAS:

https://museuimperial.museus.gov.br/images/stories/imagens_museu/PDF/salgado-zenha-dsz.pdf  Acesso em 10/12/2023. Acesse o link para saber mais.

FONTE DE PESQUISA:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Manuel_Salgado_Zenha

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda manção!

Adinalzir disse...

Muito obrigado pela visita!