sexta-feira, março 12, 2021

Dona Leopoldina e o Mistério da "Pretinha Andreza"



Em 1824 a Imperatriz Leopoldina recebeu a visita da Madre Superiora do Convento da Ajuda, a Soror Caetana de Jesus, acompanhada de uma bela jovem negra de 16 anos de idade, de nome Andreza dos Santos, cozinheira do Convento da Ajuda, e que havia sido alforriada para trabalhar para a Família Imperial, pois tinha fama de grande cozinheira e fazedora de Quindins.

Dona Leopoldina logo notou que a jovem estava abatida, parecia doente, sendo que Caetana de Jesus alegou que sofria de barriga d'água e já havia trabalho para Francisco Gomes da Silva, o "Chalaça", e seu amigo o Imperador Dom Pedro I. Não demorou para a Imperatriz "conectar os pontos" e chamou seu médico, o Barão de Inhomirim para examinar a menina.

De fato, confirmando os temores de Leopoldina, a jovem estava grávida de 6 meses. Se temia que o pai fosse o Imperador do Brasil e os rumores logo se espalharam depois de uma carta enviada pela amiga de Dona Leopoldina, a Marquesa de Aguiar que escreveu a seu marido: "Coitada da Imperatriz! Traída até por uma preta de Quindins"

Após saber dos rumores, Dom Pedro I jamais admitiu a sua esposa se teria engravidado ou não a jovem. Dona Leopoldina dispensou os serviços de Andreza, mas a ajudou a comprar uma casa, e após ter seu filho de sangue real, passou a trabalhar para famílias da elite da corte como cozinheira.

Hoje esquecida, a História de Andreza ficou na memória de muitos da época. O Dr. Joaquim José de Carvalho, autor de algumas obras históricas, conta que, em menino, conheceu uma negra de nome Andreza dos Santos, que diziam ser mãe de um filho de D. Pedro I, um mulato de nome desconhecido. E Luiz Augusto May, diretor do jornal “A Malagueta”, em um dos seus panfletos, fez referência a um escandaloso caso sucedido com a pretinha Andreza, do Convento da Ajuda, pretinha que as freiras mandaram de presente à Imperatriz, e que, três meses depois, deu à luz uma criança, sendo voz corrente que essa criança tinha sangue real. 

Fonte: As amantes do imperador: chronicas historicas. Por Francisco de Assis Cintra, 1933. D.  Pedro I: heroi e enfermo - Página 157l 1939/

Compartilhado de brazil_imperial no Instagram

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Jonathan Pôrto disse...

Dom Pedro l viveu intensamente no que seria no futuro uma das maiores festas populaes do mundo, o Carnaval Carioca !!

Adinalzir disse...

Exatamente, Jonathan Pôrto!
Grato pelo seu comentário.