terça-feira, dezembro 22, 2020

Restauração da Estação Campo Grande em Santo André é finalizada


 
Pesquisadores e especialistas produziram o Inventário Participativo do Patrimônio Cultural, com 130 anos de história da estação de Campo Grande e região. Sob coordenação da arquiteta Fabiola Domingues, o projeto cultural de restauro foi feito com patrocínio da MRS Logística por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 

A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Santo André e do Comdephaapasa - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquiteténico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Referenciado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, o projeto foi elaborado pelo arquiteto Laerte Gonzalez e a obra executada pela Anwal Engenharia e Construtora.

Inaugurada há mais de 130 anos, em 1º de agosto de 1889, este edifício histórico, construído pela empresa inglesa São Paulo Railway, integrava o contexto de crescimento do estado de São Paulo na segunda metade do século XIX. Com risco de desabamento depois de um incêndio e 20 anos de abandono, a Estação foi totalmente restaurada e refuncionalizada. A obra durou 10 meses e envolveu uma equipe interdisciplinar composta por mais de 40 pessoas.

O projeto contemplou o restauro e a reconstrução total da área interna - telhas, tijolos, madeiramento estrutural, argamassa de revestimento, piso, portas e janelas. Na área externa, foi recuperada com novo piso, cercamento com alambrado, preparação do solo para o estacionamento, nova área de dejetos, postes de luz e uma iluminação monumental, que valoriza o restauro do prédio e destaca a sua beleza estrutural.

A partir de 2021, a Estação será usada como centro de controle operacional das composições MRS que trafegam pela região em direção ao Porto de Santos ou retornando no sentido do interior de São Paulo, entre outros destinos.

Compartilhado de Sobre Trilhos no Instagram.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Dionísio Macedo Freire disse...

Um excelente trabalho de restauração! Parabéns pela postagem!

Adinalzir disse...

Prezado Dionísio Macedo Freire. Realmente foi um trabalho excelente de restauração. Grato pela visita e volte sempre!