quarta-feira, outubro 14, 2020

A instalação de antenas de transmissão no alto do Morro do Sumaré, no Maciço da Tijuca, RJ

 

Esta imagem mostra profissionais da extinta TV-Rio planejando o trabalho de instalação de antenas de transmissão no alto do Morro do Sumaré, no Maciço da Tijuca, no Rio de Janeiro. A fotografia foi publicada no jornal Correio da Manhã em 3 de julho de 1955 em uma reportagem sobre as transmissões experimentais da nova emissora de televisão da cidade.

A matéria destaca as vantagens da instalação da antena no Sumaré. Situado a mais de 700 metros acima do nível do mar e podendo ser visto de quase todas as partes da cidade, o alto do morro é um ponto privilegiado para instalação de antenas de telecomunicações. Hoje, 18 torres de rádio e TV transmitem seus sinais a partir do local.

Nas últimas décadas, houve um grande desenvolvimento dos dispositivos televisivos.  Vivemos em um momento em que os avanços tecnológicos possibilitaram a implantação da TV digital e quando cada vez mais pessoas usam a TV para acessar a internet. Além disso, aparelhos de televisão estão presentes em cerca de 96% dos domicílios brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018.

Mas, no ano de 1955, essa realidade era ainda muito distante. Assim, é curioso ler a reportagem do jornal Correio da Manhã sobre a entrada em operação da TV-Rio. Segundo a matéria, o início das transmissões da nova emissora era algo “auspicioso para os que possuem receptor de televisão” (Correio da Manhã, edição 19101, 3 de julho de 1955, 1° Caderno, p. 9).

Na imagem, profissionais instalam antenas de transmissão no Morro do Sumaré, Rio de Janeiro, 1955. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_00907_032

Originalmente postado no Arquivo Nacional Brasil @instagram

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Antônio Rosa do Nascimento disse...

O texto mostra o pioneirismo nas transmissões de TV no Rio de Janeiro.
Foi muito bom saber!

Adinalzir disse...

Valeu Antônio Rosa do Nascimento!
Muito bom saber que você gostou.
Volte semprea este blog.

Unknown disse...

Muito legal Deus capacita o homem pena que usam essa capacidade para o mal

Unknown disse...

Eu acho lindo esse trabalho da tecnologia, muito interessante mesmo!