quarta-feira, setembro 09, 2020

Cemitério de Irajá e sua história



O atual cemitério de Irajá, foi inaugurado em 22 de outubro de 1895, e sua posição não é a que conhecemos atualmente, ele ficava na lateral à direita da velha e icônica igreja, os limites do cemitério foram sendo ampliado posteriormente.

Um mês depois de sua abertura oficial, a irmandade doou mais terrenos para a sua expansão e em troca disso, o governo local ficou responsável pela construção de um muro para cercar o mais novo cemitério.

Vamos ver na integra a reportagem:

“Directoria de Obras e Viação
De ordem do senhor director geral faço público para conhecimento dos interessados que no 21 decorrente, ao meio dia, nesta seção , a rua do General Câmara, 312, receberão propostas que serão lidas em presença de proponentes, para a construção de um muro de tijolos sobre alicerces de alvenaria de pedra, fechando o perímetro do cemitério cedido pela irmandade.

As propostas devem ser entregues em carta fechada com indicação do preço de unidades escripto por extenso e em algarismos o da residência do proponente.
Para garantia de assinatura e execução do contrato farão os proponentes na directoria de fazenda municipal.”


Reparem! Antes das licitações dos dias atuais, para a construção de alguma coisa na cidade, o governo municipal arrecadava dinheiro através de campanhas de arrecadação com toda a sociedade. Foi assim, inclusive que a obra do Cristo Redentor foi possível.

Segundo outras fontes, o cemitério foi ampliado logo nos primeiros meses da sua criação devido à alta mortalidade existente na região, o que explodiu no início do século XX como as epidemias de varíola e febre amarela.

Fonte: Diário de Notícias, Ano: 1895, BN
Texto: Paulo Jorge - Historiador
Diagramação: Cleydson Garcia
Fotógrafo: Desconhecido

Originalmente postado em IHGBI Oficial

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

5 comentários:

Flávio AC disse...

Quer dizer que o cemitério era a direita e não ao fundo da igreja ?

Adinalzir disse...

Meu Caro Flávio AC
Conforme relata a pesquisa, creio que sim. Grato pela visita.

Sandy disse...

Professor, saberia me informar como fazer para ter acesso aos sepultamentos ocorridos no cemitério Iraja no ano de 1917? Sou de SC e liguei para o cemitério e recebi somente a informação: “só vindo aqui” e desligaram. Pesquiso antepassado. Muito agradecida por qualquer informação

Solange Nunes disse...

Bom dia ,preciso do número do telefone da administração do cemitério do IRAJÁ,Obrigada.

Anônimo disse...

é muito bom saber dessa fantástica história tanto da igreja como também o cemitério eu sou nascido e criado aqui minha casa fica do lado do cemitério tipo parede com parede e também trabalho la no cemitério sou coveiro me chamo Marcelo e adoro as histórias dos famosos que foram sepultados la inclusive a de Francisco lobo Júnior e sua esposa flora