terça-feira, agosto 11, 2020

Líbano e Campo Grande



Existiria alguma semelhança entre o Líbano e o bairro de Campo Grande? Podemos dizer que sim.

O Líbano é um país de pequena extensão e montanhoso, localizado no Oriente Médio, e ficando entre três continentes. O país, marcado por muitos conflitos, possui um grande valor histórico, com o território abrigando a civilização Fenícia, sendo também palco de ocupação do Império Otomano e da França. Dos países do Oriente Médio é o que apresenta maior diversidade religiosa, com aproximadamente 54% muçulmanos, 40% cristãos, 5% drusos, além de judeus, budistas e outros. Em sua bandeira encontra-se a árvore conhecida como cedro-do-Líbano, simbolizando a força, a resistência e o crescimento.

O bairro de Campo Grande possui uma forte influência comercial atrelada aos sírio-libaneses, que desenvolveram uma espécie de comércio ambulante na região (tecidos, calçado e joias), já no início do seculo XX, contribuindo para o desenvolvimento local.

Os sírio-libaneses vieram para o Brasil em fins do século XIX, perseguidos pelo Império Turco-Otomano, por serem cristãos árabes. Os "turcos" (como eram chamados os descendentes de árabes pela população) eram em sua maioria caixeiros-viajantes, vendendo diversos produtos.

Na localidade do Salim, no bairro de Campo Grande, há um loteamento chamado de Monte Líbano, como mostra a imagem acima. O nome faz referência a uma pequena cadeia montanhosa que se estende por todo o Líbano. O curioso é que o loteamento fica numa área que leva o nome de um proprietário de terras, conhecido como "Seu Salim", chamado também de "turco". Lembrando que muitos descendentes de árabes, como já foi citado, eram chamados de "turcos". Fica a dúvida.

E assim temos numa mesma localidade em Campo Grande uma junção histórica, curiosidade e por que não, cultural?

Por Carlos Eduardo de Souza

Originalmente postado no blog  memoriascampogrande

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

Um comentário:

Adinalzir disse...

Muito interessante essa história!
Parabéns Carlos Eduardo!