quinta-feira, julho 02, 2020

O Rio de Janeiro de Marc Ferrez


Marc Ferrez. Marc Ferrez aos 33 anos, c. 1877. Rio de Janeiro. Acervo IMS.

No ano em que o Rio de Janeiro completa 450 anos de fundação, a Brasiliana Fotográfica faz uma homenagem à cidade com uma seleção de fotografias de Marc Ferrez (1843-1923), o brilhante cronista visual das paisagens e dos costumes cariocas da segunda metade do século XIX e do início do século XX. Sua vasta e abrangente obra se equipara a dos maiores nomes da fotografia do mundo.

Estabeleceu-se como fotógrafo, com a firma Marc Ferrez e Cia, em 1867, na rua São José, nº 96, e logo se tornou o mais importante fotógrafo do Rio de Janeiro. Cerca de metade da produção fotográfica de Ferrez foi realizada na cidade e em seus arredores, onde fotografou, além do patrimônio construído, a exuberância das paisagens naturais.

“E é nesse entorno que Ferrez fez muitas das imagens que melhor representam o seu trabalho de um ponto de vista mais pessoal e autoral…”. (1)

Outro segmento de sua obra iconográfica registrou as várias regiões do Brasil – ele foi o único fotógrafo do século XIX que percorreu todas as regiões do país, tendo sido, no referido século, o principal responsável pela divulgação da imagem do país no exterior.

Marc Ferrez nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de dezembro de 1843, filho de Zépherin e Alexandrine Ferrez. Seu pai, um escultor e gravador francês, havia chegado no Rio de Janeiro em 1817, passando a integrar a Missão Francesa, que havia se instalado na cidade no ano anterior. Depois do falecimento de seus pais em 1851, ele foi viver em Paris com o gravador de medalhas Joseph Eugène Dubois. De volta ao Brasil, atuou sempre como fotógrafo e faleceu em 12 de janeiro de 1923 ( O Paiz, 14 de janeiro de 1923, sexta coluna e Gazeta de Notícias, 16 de janeiro de 1923,  última coluna), na capital que o acolheu e ele eternizou com sua arte.

(1) – Rio /Marc Ferrez – São Paulo: IMS; Göttingen: Steidl, 2015, pág. 9.

Para acessar o link para as fotografias de Marc Ferrez disponíveis na Brasiliana Fotográfica, o leitor poderá magnificar as imagens e verificar todos os dados referentes a elas.

Originalmente postado em Brasiliana Fotográfica

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Jonathan Pôrto disse...

Nossa história do RJ é tão rica que nem a demolição do Morro do Castelo pela República foi capaz de apagar !!Muitos Patriotas deixaram registrado para posteridade !!

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Sem dúvida, tanto ele quanto o Augusto Malta deixaram um importante legado de imagens ao Rio de Janeiro através de suas lentes.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Mas as paisagens naturais são sem dúvida uma marca registrada do Ferrez, o que de fato lembra o interesse naturalista dos integrantes não só da Missão Francesa como da Missão Austríaca, sendo que, nesta, salvo engano, havia um número maior de cientistas

Paulo César Ferreira Lucchetti disse...

Casa de Marc Ferrez, na rua da Quitanda está à venda ou para alugar.