domingo, março 22, 2020

Hindenburg nos céus pacientes



Na tarde do dia 4 de abril de 1936, o dirigível Hindenburg sobrevoou o bairro de Paciência, a caminho do seu campo de pouso, em Santa Cruz, próximo à Baía de Sepetiba. Um enorme laranjal, de propriedade da família Pareto, dominava todo o território paciente, entre a Serra da Paciência e a de Santa Eugênia. Dezenas de lavradores, já cientes da passagem da aeronave de quase 130 metros de comprimento, por 58 metros de largura, observaram boquiabertos a chegada do zepelim, que passou sobre o bairro a menos de trezentos metros de altura de suas cabeças.

Toda a cidade se mobilizava para assistir à passagem do dirigível, do Centro, Zona Sul, Zona Norte, até a Zona Oeste. Foram nove vôos até Santa Cruz, cinco efetuados pelo zepelim LZ 127 Von Graf, quatro pelo LZ 129 Hindenburg.

Sobrevoando a periferia carioca, um avião comercial, de verdade, da Viação Aérea São Paulo (VASP), só começaria a funcionar regularmente a partir do fim de 1936, fazendo a rota Rio-São Paulo, mas passava a muitos pés de altura, sobre os laranjais pacientes, sem levantar, assim, interesse algum. Com o dirigível de alumínio, tudo era diferente! Voava a menos de mil metros de altura, chegando, em alguns trechos, a aproximar-se trezentos metros do solo. Sua velocidade máxima atingia 128 quilômetros por hora, mas, ao sobrevoar Paciência, vinha a menos de cinquenta por hora!

Em 1933, após estudos profundos, técnicos alemães indicaram o bairro de Santa Cruz como ideal para a construção de uma área de pouso e abrigo das moderníssimas aeronaves germânicas. Estudaram o clima, a direção e velocidade dos ventos na região. As obras começaram em 1935, envolvendo mil e quinhentos trabalhadores, e ficaram prontas no dia 26 de dezembro de 1936, com a presença do Presidente Getúlio Vargas.

Duzentos homens eram necessários para atracar a aeronave ao solo. Chamados de “aranhas”, vinham de vários bairros da cidade, de trem, com seus braços poderosos para segurarem os cabos do dirigível na delicada hora do pouso e manterem a aeronave presa ao chão santacruzense.

Um desses “aranhas” era cidadão paciente, nascido e criado no bairro de Paciência. Morador da estrada dos Vieiras, Carlos Félix era funcionário da pujante indústria de colheita de laranjas da família Pareto. Era encarregado do armazém central: controlava a chegada das carroças abarrotadas de laranjas, agrupava a produção no enorme galpão, ao lado da estação ferroviária, e comandava o carregamento de toneladas da fruta nos vagões que partiam semanalmente de Paciência para o cais do porto, no centro da cidade. De lá, as laranjas seguiam para a Europa e Estados Unidos, “in natura”, ou como suco, em menor proporção.

Sua filha, Carlinda Félix, de quatorze anos de idade, quando soube da passagem do dirigível Hindenburg pelos céus pacientes, pediu efusiva ao pai que ela fosse com ele até Santa Cruz, naquele 4 de abril de 1936. Pegaram o trem em Paciência, que já vinha trazendo todos os “aranhas” que trabalhariam no atracamento do Hindenburg, e a pulsação da alegria dentro dos vagões era enorme. Havia um modesto terminal ferroviário no campo de pouso, o que facilitava a ida dos “aranhas” até o local do grande desembarque.

O que “Carlindinha” não sabia é que Seu Omyr, filho do maior capitalista das laranjas pacientes (Oscar Pareto), sabendo que ela faria quinze anos de idade no preciso dia da chegada do zepelim a Santa Cruz, conseguiu uma verdadeira façanha: ela iria com ele (e toda a família Pareto) até o interior da aeronave. Visitariam toda a sua estrutura interna, a cozinha, as cabinas, o restaurante e cumprimentariam parte de sua enorme tripulação.

No gramado do campo de pouso, a duzentos metros do hangar ainda em construção, Carlinda, toda de vermelho (do delicado calçado até o belo chapéu) e a família Pareto aguardavam ansiosos a atracação da aeronave, procedimento que foi por demais simplificado naquele 4 de abril, visto que os ventos resolveram esconder-se timidamente por trás das ondas da Baía de Sepetiba. Ou será que estavam fascinados, também, pela imponência do aeróstato alemão?...

Ao fim do embate, entre os duzentos homens parrudos e o bólido de alumínio, a tripulação acenou para os milhares de olhos curiosos que cercavam a área de desembarque. O comandante Lehmann, sorridente, fez sinal para que a família Pareto adentrasse o dirigível, e um jovem da tripulação, falando espanhol com um marcante sotaque carregado de alemão, encantou-se, naturalmente, pela beleza de Carlinda, dirigindo-lhe então:

- Por favor, señorita! Venga conmigo!
No pequeno (porém confortável) restaurante, todos tomaram chá preto, com biscoitos, ao som da música de Brahms. Em seguida, desceram todos, e uma banda marcial iniciou uma apresentação festiva que durou meia hora.

Como lembrança física do grande dia, Carlinda ganhou do gentil tripulante uma xícara de porcelana, com pires e tudo, contendo a sigla LZ (Luftschiffbau-Zeppelin), na cor branca, com pormenores e letras em azul. Por décadas esse souvenir circulou pela família Félix, com o maior zelo do mundo.

Quatro anos depois, o jovem tripulante e Carlinda casaram-se, num vilarejo bucólico, chamado Rastede, no interior da Alemanha, e Paciência perdeu para sempre a beleza e o encanto da filha do cuidador de laranjas, Carlos Félix.

Durante a Segunda Guerra Mundial, com a queda da exportação da laranja paciente (por conta da crise mundial provocada pelo direcionamento da economia internacional em prol do chamado “esforço de guerra”), Carlos Félix passou a investir na produção de gado leiteiro, em Venda de Varandas, onde comprou enorme extensão de terras.

A família Pareto passou a atuar em outros setores da economia. Abriu-se um importante escritório imobiliário na Tijuca. Um outro, bem maior, foi aberto no centro do Rio. Um enorme loteamento foi deslanchado nas antigas terras do laranjal paciente, da Serra da Paciência até a de Santa Eugênia, numa área total de quatro quilômetros de comprimento por dois de largura: surgiram o Bairro Farias, a Vila Geni, o Jardim Sete de Abril, o Parque Estoril, a Júlia Miguel, entre outros loteamentos.

Carlinda Félix, que então passou a assinar-se Carlinda Brötje, nunca mais visitou Paciência. Seu pai a visitou duas vezes em Rastede, mas nenhum vínculo mais se manteve com a periferia ocidental carioca. Uma bisneta sua, Gerlinde, interessou-se muito pelo passado brasileiro de sua bisavó e chegou a visitar o bairro, na segunda metade dos anos de 1980, mas nada mais de especial houve de contato entre os dois mundos.

Isra Toledo Tov (in "Contos pacientes", 2016)

Isra Toledo Tov é Pesquisador & Memorialista - .
Foto ilustrativa - Revista O Cruzeiro- Maio de 1930.

10 comentários:

Eduardo Morales disse...

Gosto muito de fatos e fotos antigas.
Achei essa história sensacional !

André Veiga disse...

Mais uma pérola para meu aprendizado.
Obrigado tio

Carlos Eduardo de Souza disse...

Mais uma grande história paciente. Parabéns.

Adinalzir disse...

Muito obrigado, Eduardo Morales
Eu que te agradeço pela visita e comentário.
Volte sempre!

Jonathan Pôrto disse...

E o peasoal de hoje fica impressionado com boeing 747, A380 e Antonov 225 !! Na década de 1930 um enorme dirigível de 222 metros de comprimento!!

Adinalzir disse...

Muito obrigado, meu sobrinho André Veiga
Eu que te agradeço pela visita e comentário.
Volte sempre!

Adinalzir disse...

Muito obrigado, Carlos Eduardo de Souza
Eu que te agradeço pela visita e comentário.
Volte sempre!

Adinalzir disse...

Tremenda verdade, Jonathan Pôrto
Te agradeço pela visita e comentário.
Volte sempre!

Unknown disse...

Maravilhosa narrativa professor.. adorei.

Adinalzir disse...

Prezado Unknown
Deves compartilhar publicamente o seu perfil no blogger.
Para que eu possa saber quem é você.
Muito obrigado pela visita!