quinta-feira, março 19, 2020

Freguesias do Rio Antigo



Freguesia é o nome que se atribui à área de influência de uma paróquia e, por extensão, ao conjunto de paroquianos. Com a estreita ligação entre o poder político e o da Igreja Católica no Brasil anterior à República, a administração da cidade do Rio de Janeiro era feita por freguesias, como o é, nos tempos atuais, por Regiões administrativas. 

No Rio antigo, as freguesias suburbanas eram as de Nossa Senhora de Apresentação de Irajá (de 1647), São Tiago de Inhaúma (1743) e Engenho Novo (1873); e as do sertão eram Nossa Senhora do Loreto e Santo Antônio (Jacarepaguá, 1661); São Salvador do Mundo de Guaratiba (1755), Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande (1673) e Santa Cruz (1833). 

Os bairros ou sub-bairros que conservam a denominação "Freguesia", como os existentes em Jacarepaguá e na Ilha do Governador, têm esse nome por se constituírem no local da igreja matriz, da sede da paróquia. Em Irajá, o entorno da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação também foi conhecido como "Freguesia". 

A divisão administrativa do antigo Distrito Federal em freguesias vigorou até 1934, quando entrou em vigor o decreto que dividiu o território carioca em 36 circunscrições fiscais. Em 9 de março de 1962, o decreto 898, completado pelo de n° 1.656, de 24 de abril de 1963, "para efeito de organização e administração dos serviços de natureza local", dividiu o território do Estado da Guanabara em 21 regiões administrativas. Com o subsequente desmembramento de algumas delas, o Município do Rio de Janeiro chegou, em 2011, à soma de 33 RAs. Veja aqui a distribuição de todas elas.

Bibliografia consultada:
Dicionário da Hinterlândia Carioca: antigos "subúrbio" e "zona rural" / Nei Lopes. - Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

Fonte da imagem: 
https://www.researchgate.net/figure/Mapa-da-divisao-administrativas-de-freguesias-do-Rio-de-Janeiro-em-1900-32-Evolucao_fig3_295861217

Pesquisa feita por Adinalzir Pereira Lamego.
Postada neste blog pelo autor.

4 comentários:

Eduardo Morales disse...

Um conhecimento de primeira.
Foi muito bom saber!

Adinalzir disse...

Que bom que você gostou, Eduardo Morales
Seja sempre bem vindo!

Kairo Silva disse...

Feliz surpresa em jogar o termo "Freguesias do Rio Antigo" no Google e encontrar o mapa que elaborei em um trabalho no seu blog.
É a ciência caminhando e circulando em tempos sombrios.
Grande abraço, professor!

Leonardo disse...

Realmente! Um prazer inefável desfrutar desta história.