quinta-feira, janeiro 02, 2020

Senador Júlio Cesário de Melo



Nascido em Pernambuco, em 1876, Cesário de Melo chegou ao Rio de Janeiro aos 18 anos, formando-se em medicina em 1905. Em 1906 entra para a vida política. O então Sertão Carioca foi palco de atuação do político, que construiu uma clínica em Campo Grande, em 1915. Também controlava os matadouros de Santa Cruz e Campo Grande. Com o controle de abastecimento de carnes. Uma importante avenida que liga Santa Cruz a Campo Grande (na verdade chegando até Senador Vasconcelos), que fez parte da antiga Estrada Real de Santa Cruz, leva o nome dessa grande figura da Zona Oeste.

Primeira foto... Cesário de Melo.

Segunda foto... Sua residência, ainda com pintura antiga, e com a  descaracterização. 
Do nome ( CASARÃO  MUSIC) na faixada, feito quando a casa servia de "baile funk".


Terceira e quarta fotos... casarão já reconstituído em tempos atuais.



Texto e pesquisa de imagens acima por Fernando Cesar

Nota importante para os leitores do blog:

Também transcrevo abaixo uma mensagem que me foi enviada pela neta do Senador Júlio Cesário de Melo através do facebook.

"Boa noite a todos! Meu sobrenome é Antonieta Cesário de Mello, e sou neta do Dr. Júlio. Minha prima enviou-me via whatsapp a reportagem acima. Ao mesmo tempo que fiquei satisfeita em vê-la, percebi alguns itens que é preciso retificar.

Vovô veio de Pernambuco para o Rio de Janeiro após a morte do pai, aqui começou  trabalhando em farmácia, depois tornou-se farmacêutico, com isso pode se sustentar e daí fez a faculdade de Medicina, após formado, foi convidado a ser cirurgião na Santa Casa, mas recebeu um outro convite para ser médico microscopista no Matadouro de Santa Cruz e aceitou, mas nunca foi ligado ao controle do Matadouro, o mesmo tinha um diretor, esse sim era quem detinha esse controle.



Em 1906 se filiou a um partido, mas só se elegeu como Senador em 1924 e em 1930, depois elegeu-se em 1948 vereador, mas renunciou por motivo de doença. Quanto a construção de uma clínica em Campo Grande em 1915, como neta desconheço esse fato, meu avô nunca foi dono de clinica, atendia seus clientes no porão de sua casa em Santa Cruz, fez isso por muitos anos. Meu pai, filho mais velho e mais 6 irmãos, todos nasceram nessa casa.

Quanto a casa, na época para poder mantê-la de pé foi necessário alugar e durante muito pouco tempo foi usada como "Casarão Mix". Quanto a cor da mesma na época que vovô morava na casa, a partir de seu casamento em 1913, a casa era amarela de janelas e portas verdes. Meu avô faleceu em 28 de dezembro de 1952. O corpo foi velado em sua residência e sepultado no cemitério de Santa Cruz, a polícia na época estimou cerca de 15 mil (quinze mil) pessoas em seu velório. Em 1965, meu pai comprou de sua mãe e irmãos a propriedade e aí então foi reformada e passou a ter as cores, rosa, cinza e branco. Hoje a casa pertence ao "Ser Cidadão" uma ONG, mantida pela Gerdau. 

Espero que eu não tenha ofendido ninguém fazendo essas correções, e em nome da família agradeço a homenagem a ele prestada.

 Um Feliz 2020 a todos!"

Quer saber mais informações sobre o Senador Júlio Cesário de Melo? Clique aqui

Pesquisa, texto e retificações postadas neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

8 comentários:

Cíntia Vidal disse...

Um grande nome da história Santa-cruzense!
Parabéns pela postagem!

Adinalzir disse...

Valeu Cintia Vidal
Muito grato pela visita. Volte sempre.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Antonieta, você é filha de Jose Antonio, do qual eu conheci quando menina. Julinho, seu irmão e o padrinho do meu irmão mais velho, filho de Chico Guerra e neto de D. Dóia. Minha bisavó Emilia morava na casa de Dr. Julio. Meu pai quando faleceu foi8 sepultado ao lado do Dr. Julio, Carneira 128. Eram todos amigos da minha familia. Dr. Julio e Jose Antonio participavam de caçadas com o meu tio Fraetel. Tenho fotos deles voltando de uma caçada.
Sou Sueli Bessa Guerra, neta de D. Dóia. Nasci na Av. Isabel 87

Adinalzir disse...

Prezado Anônimo (Sueli Bessa Guerra)
Fiquei muito feliz de saber da sua ligação com a família do Senado Julio Cesário de Melo.
Se você estiver lendo essa mensagem e se tiver mais fotos mande para mim por esse blog.
adinalzir@gmail.com

Unknown disse...

Estou encantada.Ele foi personagem bastanfe importante. Sei histórias entrecortadas sobre ele.Na Assemléia Legislativa RJ vi uma exposição onde ele é um dos personagem.Parece ter sido um político da 1á Assembléia Constituinre.

Anônimo disse...

Boa noite! Qual seria o parentesco de Graziela Cesário de Melo com o Dr. Júlio Cesário de Melo?

Anônimo disse...

Vocês são descendentes de italianos? De qual cidade?

Anônimo disse...

Oii, VOCÊ SABE ALGO SOBRE A FAMÍLIA POLONIO, QUE TB TRABALHAVA NO MATADOURO.