segunda-feira, dezembro 30, 2019

Uma viagem pela história de Itaguaí na estrada real da Serra da Calçada



Projeto Roteiro Cultural leva turistas e moradores a uma expedição pela estrada Real.

A cidade de Itaguaí completou 201 anos no último dia 5 de julho de 2019 e o que pouca gente sabe é que o município foi fundamental durante o período imperial. É um pouco dessa história que a Secretaria de Educação e Cultura, através da Subsecretaria de Cultura, busca contar através do Projeto Roteiro Cultural – Conhecendo Itaguaí. No sábado (29/06), a edição especial “Estrada da Calçada, a estrada Real” levou turistas, moradores e autoridades municipais para uma expedição de reconhecimento com palestra guiada por uma das principais rotas do país nos séculos 18 e 19.

A edição especial “Projeto Roteiro Cultural – Itaguaí 201 anos” reuniu 30 pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da história da Estrada Real da Serra da Calçada, que fica no bairro Raiz da Serra. O local foi durante séculos a principal rota de ligação entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Foi por lá, inclusive, que Dom Pedro I passou com sua comitiva antes de proclamar a Independência do Brasil em 1822. Datada do século 18, a via é feita toda em pé-de-moleque.


A expedição foi guiada pelo assessor de Projetos Especiais da Subsecretaria de Cultura, Eduardo de Almeida Vieira, e pelo diretor do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro (IPHARJ), Claudio Prado de Mello. Também participaram do evento, o vice-prefeito Abeilard Goulart de Souza Filho, o vereador Sandro da Hermínio, a Secretária de Esporte e Turismo, Erika de Souza e moradores de Itaguaí e cidades vizinhas. O projeto contou ainda com o apoio da Unimed Costa Verde, Polícia Militar, Expresso, IPHARJ e INEPAC.

A história da Estrada Real

O chamado “Caminho dos Jesuítas” ou “Estrada Real” foi uma importante via terrestre que garantiu a comunicação da cidade do Rio de Janeiro com o interior, a partir da Fazenda Santa Cruz. Por conta dos naufrágios e da pirataria constante na rota marítima, sua construção se tornou necessária. A Coroa Portuguesa resolveu construir a estrada utilizando recursos dos proprietários mais ricos da região, que eram contra a implementação da via. Quem também fez oposição foram os jesuítas, que pediam aos índios para atrapalharem as obras. A estrada só foi concluída após forte intervenção do governador na época.


A Estrada Real foi o eixo principal do processo de urbanização de Itaguaí. Era utilizada por tropeiros, comitivas, aventureiros e viajantes que queriam alcançar as minas de São Paulo e Minas Gerais em busca de riquezas minerais. Também era utilizada pelo Imperador Dom Pedro I para chegar até uma dessas regiões.

O caminho de Itaguaí em direção à trilha do ouro aparece na carta topográfica do sargento-mor, editada em 1767. O ponto culminante é o Mirante do Imperador, a 628 metros de altitude. Abaixo do mirante, está a Pedra de Santo Antônio, também conhecida como “Pedra da Inscrição de Bronze” com fragmentos dos dizeres: “Prezidência de Província 1822”.

Originalmente postado em:

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

ahmed disse...



شركة تنظيف بالاحساء

شركة تسليك مجاري بالاحساء

شركة مكافحة حشرات بالاحساء


Adinalzir disse...

Valeu, ahmed!

Michele do Nascimento disse...

Uma cidade cheia de história!

Adinalzir disse...

Valeu Michele do Nascimento
Fico grato pelo seu comentário neste blog.
Excelente final de semana!