terça-feira, abril 16, 2019

Igreja São Francisco de Paula



Um passeio pela história do Rio de Janeiro e do Brasil.

Além de templo religioso que congrega fiéis e devotos de São Francisco de Paula, uma visita à igreja também é conhecer um pouco dos séculos XVIII e XIX, quando o Largo de São Francisco estava se tornando um dos pontos principais do Centro do Rio.

O templo, que é um dos maiores da cidade, foi iniciado ainda no período colonial, por iniciativa das Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula. A construção começou em 1759 e só foi concluída em 1801.

Seu interior é fruto do trabalho de grandes mestres. Entre eles, o mais talentoso artista do período no Rio de Janeiro: Mestre Valentim. É dele o altar-mor e a Capela de Nossa Senhora da Vitória, trabalho que foi feito entre 1801 até sua morte, em 1813.

Também enriqueceram a Igreja o pintor Mário Bragaldi, responsável pela decoração da nave central, além de Vitor Meireles e Manoel da Cunha. No templo, que é todo recoberto de talha, ainda conta com vitrais executados na Alemanha. Seus sinos ficara famosos e ganharam o apelido de "Aragão".

Naquela época, as igrejas também exerciam um outro papel muito importante na vida da comunidade. Elas eram responsáveis por executar toques de sinos que tinham, cada um seu significado especial. Entre os anos de 1824 e 1827, cabia aos sinos da São Francisco de Paula executar o toque de recolher do então intendente geral da Polícia, Teixeira de Aragão.

SÃO FRANCISCO DE PAULA E A ORDEM DOS MÍNIMOS

A igreja é dedicada a São Francisco de Paula, fundador da Ordem dos Mínimos. Italiano, nasceu no início do século XV, ficou conhecido pelo seu desapego aos bens materiais e total dedicação ao próximo.

A criação da Ordem dos Mínimos é uma mensagem clara de sua conduta de vida: que para servir a Jesus, é preciso ser mínimo, isto é, ser um servo de todos.

Fachada da igreja

Um dos mais belos templos do Rio de Janeiro, a Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula dá nome ao largo onde está localizada, no Centro do Rio de Janeiro. Seu interior neoclássico encanta muitos casais da cidade. Por isso, a Igreja é um dos endereços mais concorridos da cidade para celebração de casamentos.

​Originariamente postado em:
https://www.igrejasaofranciscodepaula.org/igreja

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Salvador Pereira Albuquerque disse...

O Rio de Janeiro tem belas histórias e belas igrejas.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

É um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. No entanto, carece de cuidados em sua parte externa.

Adinalzir disse...

Prezado Salvador Pereira de Albuquerque
O Rio de Janeiro é lindo em todos os aspectos.
Seja sempre bem vindo!

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Infelizmente a cidade do Rio está entregue a sua própria sorte.
As nossas autoridades são omissas em todos os sentidos.
Seja sempre bem vindo e tenha um excelente domingo de Páscoa!