segunda-feira, abril 15, 2019

Catedral foi inspiração para 'O Corcunda de Notre-Dame'


Parte da torre despencou por volta das 19h50 (14h50 no horário de Brasília)
Foto: Eric Feferberg / AFP

O escritor francês Victor Hugo ajudou a popularizar a catedral com o emblemático livro "O Corcunda de Notre-Dame", de 1831

A mais famosa igreja gótica de Paris e do mundo, a Catedral de Notre-Dame, pegou fogo deixando a tarde desta segunda-feira (15) mais triste. O escritor francês Victor Hugo ajudou a popularizar a catedral com o emblemático livro "O Corcunda de Notre-Dame", de 1831, a edição que logo se tornou um best-seller e posteriormente inspirou numerosas adaptações literárias, teatrais e cinematográficas.

A história não centraliza somente na tradicional Catedral, mas traça uma panorama de toda a sociedade parisiense na Idade Média. Entre outros aspectos, apresenta personagens de diversas camadas sociais como os nobres, os ciganos e os monarcas.

Inspiração na Catedral

O romance se passa em Paris, no ano de 1482. Todo enredo se centraliza na Catedral de Notre-Dame e nos seus entornos como a Île de la Cité, localizada no rio Sena. Outra estrutura descrita por Victor Hugo no romance é o Palácio da Justiça, que à época centralizava o governo da cidade.

A obra gira em torno de um homem manco e deformado que foi adotado pelo arcediago Claudio Frollo. Batizado de Quasímodo, enfrenta uma série de peripécias por conta de um amor não correspondido por uma bela cigana, Esmeralda.

O personagem principal, Quasimodo, vive desde pequeno na igreja, aos quatro anos de idade ele foi abandonado pelos pais na porta da Catedral devido à sua deformidade singular. Em sua vida adulta, Quasimodo recebe a missão de guardar os sinos de Notre-Dame e após anos em contato com seu badalar, desenvolve surdez.

Disney

No cinema a obra de Victor Hugo também ficou muito famosa por uma animação realizada pela Disney em 1996. O romance é em alguns pontos diferente da obra original, nela, Quasimodo é um jovem com deformidades físicas que mora e se esconde nas torres da catedral de Notre-Dame.

Entre outras modificações, o personagem não é surdo e fala fluentemente, e sonha viver fora do campanário. Mesmo assim, o filme não deixa de ser considerado um clássico do desenho animado.

A bilheteria do filme fez ao todo US$ 325,3 milhões pelo mundo. Em 2019 foi revelado que a Disney planeja fazer uma versão Live Action de "O Corcunda de Notre Dame".
Incêndio

Um incêndio atingiu a emblemática Catedral de Notre-Dame, localizada na Île de la Cité, em Paris, nesta segunda-feira (15). A tragédia está "Potencialmente ligada" ao trabalho de reformas da construção, segundo o corpo de bombeiros, e já destruiu todo o pináculo do monumento.


Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Salvador Pereira Albuquerque disse...

Mais uma vez a História do Mundo caindo no fundo do poço.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Sem dúvida é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo cuja construção se iniciou na segunda metade do século XII, tendo demorado mais de oito décadas para ficar pronta, tendo passado por reformas em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX. Ou seja, são oito séculos de história, um patrimônio da humanidade...

Adinalzir disse...

Prezado Salvador Pereira de Albuquerque
Estamos vivendo o desprezo pela História por todos os lados.
Exatamente!

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Phanardzis
Infelizmente estamos vivendo numa era de destruição e abandono total.
Talvez o que passa pela cabeça das pessoas seja: Patrimônio para que?