sábado, outubro 27, 2018

Os Paus-Ferro de Pedra De Guaratiba



Talvez de forma despercebida, ou sem conhecer a espécie, você já passou por esta árvore, admirou ou usufruiu de sua sombra. Principalmente ao longo da Barros de Alarcão, na calçada do Seminário Teológico do Abrigo Evangélico, no antigo caminho do bonde ou na Estrada da Pedra ao longo da elevação que nos leva à Ponta Grossa.

O Pau-Ferro (Caesalpinia ferrea) da Família Febaceae é uma árvore de grande porte, podendo chegar aos 30 metros de altura, seu tronco malhado permite ser identificada de longe, devido ao fato de ser malhado, também é chamada de árvore Leopardo, e pelos indígenas era chamado de “Jucá”, suas flores são amarelas e aparecem de outubro a maio (dependendo da pluviosidade do local), é uma árvore melífera, por esse fato atrai grande número de abelhas que produzem mel de excelente qualidade usufruindo desta espécie. Seus frutos são em forma de vagem marrom-escura, propagam-se por sementes que eclodem no verão, porém para florescer precisam de um solo úmido e com significativa quantidade de nutrientes. Trata-se de uma típica espécie nativa de nossa Mata Atlântica, com ocorrência ao longo do Litoral, sendo encontrada desde São Paulo até o Piauí. Sua presença é comum em Pedra de Guaratiba e região pelo fato do bairro apresentar remanescentes originais de Mata Atlântica.


O Pau Ferro é na verdade uma espécie muito próxima do famoso Pau-Brasil (Caesalpinia echinata), árvore que sofreu a primeira grande degradação ambiental de nosso país chegando quase a extinção, desde a maciça exploração feita pelos portugueses, onde a madeira servia para lastro das embarcações e suas sementes para colorir tecidos, e sua variação de cor avermelhada como brasa, deu origem ao termo “brésil” mais tarde Brasil. No ano de 1961 o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto declarando o Pau-Brasil como árvore símbolo nacional e o Ypê como flor símbolo nacional.


Quanto ao Pau-Ferro, a árvore foi amplamente explorada no passado para dar origem a postes de iluminação pública e vigas para a construção, da segunda metade do século XX em diante deixou de ser utilizada sendo substituída por estruturas metálicas e postes de concreto. As comunidades caiçaras geralmente não utilizavam esta árvore por ter o tronco muito rígido (daí seu nome “pau-ferro”), sendo preferido para a construção de canoas o Ingá, o Cedro e o Mogno. Atualmente a espécie retratada no artigo está sendo utilizada para recompor áreas degradadas e parques públicos, além da utilização no paisagismo composto por espécies da Mata Atlântica e na fabricação de instrumentos musicais como violão e violinos.

Por Paulo Jorge Neves.

Originalmente postado na página Pedra de Guaratiba E Seus Encantos

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

4 comentários:

Salvador Pereira Albuquerque disse...

Pedra de Guaratiba, um lugar fantástico!

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

É sempre muito bom adquirirmos esse conhecimento sobre a nossa flora e as espécias usadas na arborização urbana. Seria muito bom se as pessoas, principalmente os jovens, passassem a prestar mais atenção nas árvores.

Adinalzir disse...

Valeu Salvador Pereira Albuquerque!

Fico muito grato pela sua visita e comentário.
Volte sempre e que seus desejos sejam ouvidos.

Forte abraço!

Adinalzir disse...

Valeu Rodrigo Phanardzis

Que seus apelos sejam ouvidos pelos nossos jovens e pelos nossos gestores. A mãe natureza está precisando disso. Muito obrigado pela visita!