quarta-feira, dezembro 09, 2009

Médicos e Historiadores

.
Pesquisando no Café História, achei um artigo muito interessante sobre a história da Medicina, que mostra que muitos médicos também gostam de refletir sobre o passado.


O texto me fez lembrar de um amigo, Ronaldo Morais, autor do excelente livro "Os Arquivos da Invasão: "O Corsário Du Clerc e a Invasão do Rio de Janeiro em 1710", que também é medico e um historiador dos bons. Seu livro, com uma riqueza de detalhes sem igual e muito bem escrito, é mais uma grande contribuição para a história da nossa cidade. Meus parabéns ao autor!

Leiam abaixo o artigo e vejam o interesse de outros médicos historiadores pela história da profissão.

HISTÓRIA DA MEDICINA

Entre uma consulta e outra, entre uma operação e outra, os médicos, tal como os historiadores, também gostam de discutir sobre o passado. O crescimento da Sociedade Brasileira de História da Medicina é um exemplo do interesse de médicos pela história da profissão. A sociedade foi criada em setembro de 1996, durante o 35º Congresso da Sociedade Internacional de História da Medicina, realizado em Cós, Grécia.

A Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, tendo como sede o Museu "Carlos da Silva Lacaz", localizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem como objetivos incentivar o estudo e a pesquisa da história da medicina em todo o território nacional, proporcionar o intercâmbio de informações nessa área de conhecimento entre os seus associados, promover e divulgar reuniões, cursos e outros eventos relacionados à história da medicina, contribuir para a preservação da memória da medicina brasileira, propugnar, junto às Faculdades e Escolas de Medicina, pelo ensino da História da Medicina nos cursos médicos como requisito básico para a formação integral do médico, divulgar trabalhos relevantes sobre história da medicina, especialmente aqueles referentes à medicina brasileira e manter intercâmbio com entidades congêneres de outros países e com entidades afins.


Segundo a própria instituição, "A Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) tem o objetivo principal de estimular o estudo, a pesquisa e o ensino da História da Medicina em todo o território nacional."
Quer conhecer um pouco mais deste trabalho? Então clique aqui. No site da instituição, o internauta pode ter acesso a museus, bibliotecas, jornais, congressos e cursos na área.
.

6 comentários:

Carolzinha (aluna) disse...

Oi, prof!

Achei muito bom seu texto.

Bjocas,

Unknown disse...

Excelente artigo, e muito obrigado pelas palavras de incentivo.

Adinalzir disse...

Prezado Ronaldo

Não tem o que agradecer. Eu é que agradeço pelo cd de fotos sobre o Rio de Janeiro que você me enviou.

Volte sempre! Abraços, :-)

Adinalzir disse...

Oi, Carolzinha!

Você como sempre uma visitante fiel.
Muito obrigado pela visita. Beijos!
:-)

ericsiq disse...

Olá Adinalzir, Feliz ano novo!
Sempre que visito seu blog, despertam-me muitas idéias para trabalhar, pena que nos falta tempo.
Essa matéria da medicina,é muito interessante! estou discutindo com os alunos a dificuldade que os medicos tiveram de se instalar aqui em Belém, devido a medicina popular ser muito respeitada, e ainda é. Nos anúncios da época disputavam pau a pau espaço com as benzedeiras e curandeiros.

Adinalzir disse...

Olá, Eric. Tudo bem?

Agradeço a visita e fico muito feliz em saber que meu blog está sendo útil. Valeu mesmo!

Realmente ao longo da história do Brasil, a medicina popular sempre foi um tema muito respeitado.

Inclusive, aqui no Rio de Janeiro, a Revista de História da Biblioteca Nacional já publicou vários artigos interessantes sobre o assunto.

Aguarde que ao longo de 2010 estarei postando mais posts semelhantes.

Abraços e um Feliz Ano Novo! :-)