quinta-feira, março 26, 2009

Um passeio pelas cidades históricas mineiras

.
Caramba! Estou desde o dia 1º de março sem postar, devido ao acúmulo de trabalho na escola.
.
Mas não poderia deixar de registrar aqui um passeio que fizemos nos dias 06, 07 e 08/03 às cidades históricas mineiras de Mariana, São João del Rei, Tiradentes e Ouro Preto.
.

O objetivo dessa visita foi conhecer um pouco da história mineira e o cotidiano das pessoas que se aventuraram pelas terras nativas dessa região nos séculos XVII e XVIII.

Foi um passeio muito interessante e revelador, pois mostrou para todos nós muitas curiosidades sobre a essência da formação do nosso país. Em todos os grandes monumentos e igrejas que visitamos ficou presente a capacidade daqueles homens que viveram por lá há centenas e até milhares de anos atrás. E olha que Minas Gerais tem tudo isso e muito mais...

Entre as várias visitas guiadas, percebemos que em Minas Gerais existiram homens e mulheres que, além de sonharem com a riqueza, tiveram força para superar limites enfrentando todos os tipos de dificuldades, como frio, fome, animais ferozes, ataques indígenas e longas caminhadas em busca do sonho dourado. Foi mostrado que os conflitos entre os próprios homens brancos pelo acesso às minas deixou muitas marcas de sangue em todo o solo mineiro e muitas revoltas dos negros que não aceitaram passivamente a escravidão deixando muitas marcas tristes na história de Minas. Hoje, quando olhamos as cidades históricas mineiras percebemos que sua origem se deu por causa do ouro, mas que sua formação ocorreu também pela luta e fé de milhares de pessoas.

Foi um passeio inesquecível que impressionou a todos nós e por esse motivo todos os brasileiros deveriam embarcar numa viagem como essa ao passado. Conhecendo algumas dessas cidades que muitas vezes parecem locais cenográficos, mas que só quando vistas de perto, se percebe a sua importância.

E o mais importante também foi notar a importância que os mineiros dão a conservação do nosso patrimônio histórico e entender que "um povo só preserva aquilo que ama e só ama aquilo que conhece". É isso aí, brava gente mineira!

2 comentários:

Anônimo disse...

Já visitei S J del Rei e Tiradentes (fui de trenzinho, rsrs), na época de páscoa. Existe toda uma celebração nesta época, as cidades enchem de turistas de todas as partes. Até as celebrações eu eucarísticas possuem aquele caráter mais conservador, como era antigamente. Bastante interessante.

Achei um lugar mto bonito!

Beijo!

Adinalzir (SaibaHistoria) disse...

Fico muito feliz em saber que você conhece. Realmente é sempre um prazer visitar essas cidades. Já estive lá muitas e muitas vezes, mas sempre dá aquela vontade de voltar. Realmente Tiradentes e São João del Rei são verdadeiras jóias históricas mineiras. Bjos e abraços!