19.8.11

19 de Agosto - Dia do Historiador

.
A proposta de homenagear os historiadores é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos políticos mais capacitados para falar de educação neste país. Inicialmente, a data escolhida foi o dia 12 de setembro. Mas ai, foi proposta uma emenda, aprovada pela comissão, que alterava a data para 19 de agosto. Isso tudo foi registrado na LEI Nº 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009.

O objetivo era aproveitar a data para homenagear Joaquim Nabuco, que nasceu no dia 19 de agosto de 1849. Nabuco, para quem gosta de História do Brasil, foi um dos maiores abolicionistas deste país. Também foi político, diplomata, jurista, jornalista, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e também Historiador.

Para homenagear a data de hoje, coloco aqui um trecho da justificativa do senador para criar o Dia do Historiador:

"Um povo sem história é um povo sem memória. Essa afirmação, mais que um dito já popular, é também uma verdade histórica, pois todos os agrupamentos humanos que não preservaram sua memória - em histórias, documentos, objetos de arte e arquitetura - acabaram sucumbindo a ditaduras e até acabaram por desaparecer da face da Terra.

Por essa razão, não apenas a disciplina que trata das histórias dos povos deve merecer nossa atenção, mas também os cientistas que se dedicam a essa tarefa tão nobre. Obviamente, a história se faz por seus protagonistas: lideranças políticas, religiosas e econômicas, por um lado; grupos populares, lutas contra a opressão e pela libertação, por outro. E para registrar tudo, o historiador.

E de tal modo é importante o papel dos historiadores que, por vezes, eles ajudam, também, a reconfigurar a história de um País. Ao lado da Filosofia e da Literatura, a História está presente desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental, constituindo um dos saberes mais antigos de nossa civilização."

Meus parabéns a todos os colegas Historiadores!
.

15 comentários:

Stella disse...

Parabéns, Professor, pelo seu dia!

Esta data é uma vitória de todos nós!

Prof. Adinalzir disse...

Prezada Stella
Vamos torcer para que a História e os Historiadores, sejam cada vez mais valorizados neste país. Afinal todos nós merecemos.
Meus parabéns para você também!

Da Silva disse...

Gostaria de dar os parabéns para os historiadores do Brasil, incluindo meu querido irmão Dangelis, um excelente profissional e, acima de tudo, apaixonado por aquilo que faz.

Lima Júnior disse...

Parabéns a todos os historiadores,
A História deve ser compreendida como um campo de possibilidades, ou seja, um modo crítico de pensar. Assim, as reflexões sobre o homem, a sociedade e a história de vem ser feitas mediante o uso da ciência e, não fundamentada nas análises da "opiniões",no senso comum, onde não há nenhuma sistematização do saber.

Um abraço fraternal,
Prof. Lima Júnior

lucidreira disse...

Também parabenizo a todos os historiadores no seu dia.
Neste mesmo dia 19 de agosto comemora-se o dia do fotografo e da fotografia.
Abraço

Prof. Adinalzir disse...

Prezada Da Silva
Fico grato pela visita e também muito feliz pelo seu irmão Dangelis. Parabéns a todos nós!
Abraços fraternos!

Prof. Adinalzir disse...

Caro amigo Lima Júnior
A História procura minuciosamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças.
Sem a História nós estaríamos em um eterno recomeço, não teríamos como avaliar os erros do passado, para não errarmos novamente no futuro. Portanto, sem a História nós estaríamos sempre recomeçando, não teríamos como avaliar os erros do passado, para não errarmos novamente no futuro.
Meus parabéns a você também e um grande abraço!

Prof. Adinalzir disse...

Caro amigo Lucidreira
A fotografia e a História ficaram interligadas a partir do momento em que a própria fotografia surgiu. E dependendo da temática e do nosso objeto, sem dúvida: a fotografia é um elemento essencial em nosso ofício. Quando aparece em um álbum de família, a fotografia se afirma como memória pessoal. Estampada no jornal ou presente em um arquivo público, assume o status de memória social. Na parede de um museu ou de uma galeria, deixa de ser apenas um registro documental e torna-se arte. Portanto, a fotografia é um instrumento essencial ao trabalho do Historiador. Coincidência ou não, acho muito justo homenageá-la na mesma data do dia do Historiador.
Meus parabéns a você também pelo dia da fotografia!

LEANDRO CHH disse...

Salve Professor Adinalzir,
Grande post! O estudo e a valorização de nosso patrimônio histórico se resume como afirmastes ao dito popular que expressa bem a nessecidade de valor aos historiadores:"Um povo sem história é um povo sem memória".
Saudações cordiais amigo,
Leandro CHH

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Leandro CHH
Diz um outro dito popular: "um povo só ama aquilo que conhece, um povo só preserva aquilo que ama". Dai a necessidade de valorizar e ensinar cada vez mais a História para o povo. Agradeço sua visita e aguarde a minha lá no seu blog.
Um grande abraço!

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Cheguei hoje, aqui, colega Adinalzir, para saber mais História. Não tenho formação nessa área, mas conto fatos de minha família contextualizando na história, pricipalmente a do Ceará e do Nordeste... Morei no Rio de Janeiro 25 anos e adotei essa rica cidade (na História e mais..) como minha outra cidade mãe. Merecido, o Dia do Historiador. Grande Joaquim Nabuco, grande Cristóvão Buarque, aí ilustrando a postagem. Parabéns pelo seu dia.
Um abraço
Lúcia

Prof. Adinalzir disse...

Prezada Lúcia Bezerra de Paiva
Muito me honra a sua presença e os seus comentários elogiosos. É muito bom saber que temos uma quase carioca no pedaço, rsrs. Para mim, todos aqueles que gostam da História merecem também essa homenagem.
Saudações fraternas!

Izanete disse...

Sou historiadora e me senti muito honrada de saber que mais pessoas inteligentes apreciam a "história" de um modo geral, pois em vez de vencidos somos vencedores, mesmo a história sendo tedenciosa nunca deixará de ser história, eu sou loucamente apaixonada por História, sou Marxista doente, que Deus abençoe todos oshistoriadores deste planeta.

Izanete Macedo disse...

Está chegando o nosso dia, ou seja, o dia dos historiadores, que dia mais lindo e relevante, as vezes eu penso, se não existisse os historiadores quem relataria a história do inicio de tudo até o final de tudo, como é importante ser historiador, porque ontem nós já vivemos, o hoje estamos vivenciando e o amanhã só Deus é quem sabe, mais sempre terá o historiador do amanhã, parabéns a todos nós, somos incriveis.

Flávia Cristina disse...


Adorei o seu blog, agora estou seguindo. Vale ressaltar que postei uma publicação sua no meu blog sobre o nosso dia. Parabéns pelo dia de hoje.
Conheça o meu blog sobre História Cultural: http://historiadoraflavia.blogspot.com.br/

BlogBlogs.Com.Br