sexta-feira, outubro 26, 2007

Os primeiros bairros da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro

Engenho de Dentro, Engenho Novo e Engenho da Rainha. Não é à toa que esses bairros vizinhos têm nomes parecidos. Ainda no tempo de Estácio de Sá, no século XVI, após a fundação da cidade e com a distribuição de terras, surgiram inúmeros engenhos, boa parte de cana-de açúcar e de café. Daí, com o passar dos anos, as fazendas foram sendo divididas, e os primeiros bairros da Zona Norte, criados. O bairro do Engenho da Rainha, por exemplo, fez parte das terras pertencentes à rainha Dona Carlota Joaquina, casada com D. João VI e mãe de Dom Pedro I.

A origem do Engenho de Dentro, que recebeu um estádio com capacidade para 45 mil pessoas, está intimamente ligada ao transporte ferroviário. A estação que recebe o nome do bairro é uma das mais antigas do Rio, inaugurada em 1858, junto com as da Central do Brasil, de Cascadura, Queimados e Japeri. No terreno de 360 mil metros quadrados onde foi construído o Engenhão, funcionou uma das maiores oficinas de manutenção de locomotivas da América do Sul.

Texto de Carlos Moraes

COMENTÁRIO: É isso aí! Que o sucesso do estádio do Engenhão dê ao bairro e ao país o reconhecimento que toda a sua população precisa. Ponto para a história e ponto para o futebol.

16 comentários:

Unknown disse...

PELO AMOR DE DEUS, CARLOTA JOAQUINA É MÃE DE D. PEDRO II???

Anônimo disse...

Valeu Aquiles! Sinto muito, foi um erro de digitação. Agradeço pela visita e observação. Um Feliz Natal e um 2008 pleno de realizações.

Karolynne Duarte disse...

Sinto muito, mas a estação do Engenho de Dentro não foi construída primeiro e nem em 1858. Ela foi construída em 1873 devido a oficina de reparos no trem ter sido trasnaferida para a quadra onde se encontra o estádio atualmente. Antes a oficina era a de São Diogo que ficava próximo a Central do Brasil. As primeiras estações a serem construídas foram a de Cascadura e a do Engenho Novo, quando se construiu o primeiro trecho da Estação da Côrte(hoje Central do Brasil) até Japeri. Mais sobre as estações e entender como se desenvolveu a história do subúrbio pode ser conferido no site: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_linha_centro/efcb_linhadocentro_rj.htm

Anônimo disse...

Valeu Karolynne!
Mesmo não sendo o texto de minha autoria. Muito obrigado pelas suas observações e correções. É isso aí.

Karolynne Duarte disse...

De nada! É assim mesmo aos poucos vamos descobrindo mais e mais sobre a nossa história, a história de nossa cidade.
Estou pretendo mais a frente focar em história das cidades o meu blog, mas por enquanto fala um pouquinho de cada coisa sobre arquitetura e urbanismo.
http://www.duasartes.blogspot.com/
É isso aí!

Unknown disse...

Aproveitando o gancho, alguém poderia me informar onde posso achar histórias, relatos e curiosidades do bairro de Cascadura...que não seja o Wikipedia?

Unknown disse...

Aproveitando o gancho, alguém poderia me informar onde posso achar histórias, relatos e curiosidades do bairro de Cascadura...que não seja o Wikipedia?

Adinalzir disse...

Valeu Karolynne!
Agradeço sua visita. Em breve irei também visitar o seu blog.
Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Raphel Bellem
Sobre o bairro de Cascadura, sugiro que visite o link abaixo.
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/BairrosCariocas/main_bairro.asp?area=082
Abraços e agradeço pela visita!

Unknown disse...

Mt obrigado pela informação Adinalzir...estou fazendo um trabalho de conclusão na faculdade. E o tema que eu quero focar é falar sobre a Memória do bairro de Cascadura. Caso saiba de algum site ou biblioteca que tenha alguma coisa interessante sobre o assunto. Por favor, me informe.

Um forte abraço e fique na paz!

Adinalzir disse...

Prezado Raphel Bellem
Sobre o bairro de Cascadura, também poderia lhe enviar outras informações por arquivo anexo. É só me dizer o seu e-mail.
Grato pela visita!

Unknown disse...

Pode enviar p/ o rbellemdesigner@gmail.com

Abraços e fico no aguardo!

Adinalzir disse...

Caro Raphel Bellem
Irei procurar no meu arquivo e até a próxima 4ª feira estarei enviando. Abraços! :-)

Unknown disse...

Muito obrigado mais uma vez!
Aguardo ansioso por esse material...

Adinalzir disse...

Prezado Raphel Bellem
Já enviei o material para o seu e-mail. Abraços! :-)

Unknown disse...

Uma informação, alguem saberia me dizer quando é que as freguesias do Rio deram lugar as subprefeituras e aos bairros? A partir de que ano isso aconteceu?

Ps. Professor, depois de uma olhada nesta página que eu criei lá no Facebook http://www.facebook.com/CascaduraCaminhosDoSuburbio (nela eu tenho postado todo o meu trabalho de pesquisa sobre o bairro de Cascadura).