Um dos passeios mais gostosos que podem ser feitos no Rio é caminhar pelas ruas da Urca observando o expressivo conjunto arquitetônico do bairro.
Uma caminhada pelas ruas aprazíveis da Urca pode revelar ao visitante várias surpresas e descobertas. São chalés, casarões, pequenos palacetes, castelinhos e exemplares de estilos arquitetônicos diversos, do neoclássico ao moderno, passando pelo art déco, neocolonial, eclético, entre outros.
Convidamos você para trilhar um percurso pelo casario da Urca. Não com foco em construções famosas, como o antigo Cassino, o Instituto Benjamin Constant, o Museu de Ciências da Terra, o Fortaleza de São João, a Igreja de N.S. do Brasil ou o Palácio Universitário, mas em busca de um olhar para algumas de suas centenas de casas anônimas, que tornaram a Urca conhecida como o bairro de “bangalôs à beira mar”.
Neste roteiro é interessante observar a variedade de estilos e detalhes como telhados, balcões, varandas, janelas, azulejos, ornamentos diversos, entre outros. Bom passeio!
E você? Já caminhou pela Urca observando suas construções históricas e seu rico patrimônio?
Fotos: Leo Ladeira.
Se você gostou desse post, curta e compartilhe! Siga-nos também no Facebook!
O Projeto Olhos de Ver é uma iniciativa particular. Apoie-nos! Nosso Pix: ladleo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário