terça-feira, julho 30, 2024

O Imperador Dom Pedro II estudando desenho com suas irmãs

O Imperador Dom Pedro II estudando desenho com suas irmãs, as princesas imperiais Dona Januária e Dona Francisca no Palácio de São Cristóvão, com os retratos de seu avô Dom João VI e seu pai Dom Pedro I ao fundo. Aquarela de Adolphe D´Hastrel. 1839.

O Imperador Dom Pedro II teve quatro irmãs mais velhas: a Rainha Dona Maria II de Portugal (1819-1853), e as Princesas Dona Januária (1822-1901), Dona Paula (1823-1833) Dona Francisca (1824-1898) e uma quinta meia irmã mais nova, Maria Amélia de Bragança, filha da Imperatriz Dona Amélia que nunca conheceu.

Dom Pedro II não guardou recordações de sua mãe, a Imperatriz Dona Maria Leopoldina a não ser pelo que depois lhe foi contado, pois tinha apenas um ano de idade quando ela faleceu em 1826.

Aos seis anos, em 1831, ele viu o pai, D. Pedro I (IV de Portugal), sua madrasta (Amélia de Leuchtenberg) e sua irmã mais velha (a futura Maria II de Portugal) partirem para Lisboa, e em 1833 assistiu à morte prematura de sua irmã Paula Mariana, sempre acometida de vários problemas de saúde. Se apegou a suas irmãs, a quem chamava carinhosamente de Mana Januária e Mana Chica, inseparáveis , foram educados juntos no Palácio de São Cristóvão. Durante as crises do período regencial, o parlamento cogitou em coroar Dona Januária, a mais velha das irmãs que ficaram no Brasil, como Imperatriz, ao invés do irmão Dom Pedro.

Dona Francisca casou-se com o Príncipe de Joinville e veio a ser nora do Rei da França Luís Filipe, era chamada de "La Bella" e ajudou nos acordos matrimoniais das filhas do irmão Dom Pedro II.

Dona Januária , se casaria mais tarde com o Conde D'Aquila, e viveria na Itália e após a unificação daquele país em 1862, passou o resto da vida exilada na França.

Fonte: https://www.instagram.com/brazil_imperial/

Postado aqui pelo administrador deste blog.

2 comentários:

Celestino Arturo disse...

O senhor Pedro e a sua empresa de crédito têm sido extremamente úteis para a nossa empresa, disponibilizando uma linha de crédito para o nosso crescimento contínuo do negócio agrícola. de crédito que concede me $ 8.000.000,00 para empréstimos comerciais.
O senhor Pedro e a sua empresa também concedem qualquer montante de empréstimo a particulares ou empresas que procurem uma forma de expandir ou executar o seu projeto com juros baixos de 2% de retorno anual. Contacte-os para adquirir o seu empréstimo comercial, empréstimo pessoal, empréstimo comercial, empréstimo inicial, empréstimo automóvel, empréstimo à habitação. em
Whatsapp +393510140339
pedroloanss@gmail.com

Boa sorte"

Adinalzir disse...

De qualquer forma agradeço Sr. Celestino Arturo.