No Dia de Finados, o campo santo atrai muito movimento para a região e para o comércio de flores local em seu entorno. Gente que vem de toda a cidade para prestar suas homenagens nas missas realizadas no cemitério, principalmente pelos indigentes, realizada todo ano por Dom Orani Tempesta.
No ano de 2023, com o intuito de preservar a história e memória presente neste espaço, os integrantes do Museu Casa Augusta Candiani realizaram o 1º Necrotour, um passeio aberto ao público em geral mostrando todo o legado, a arquitetura e os principais túmulos de personalidades ali sepultadas, como a família Cesário de Melo, o padre Guilherme Decaminada, o Sr. Felipe Cardoso, o ator André Villon e sua esposa Elza Gomes, e a própria Augusta Candiani.
O cemitério é um espaço de importância, que compõe a paisagem da região, instalado em um ponto de relativa altitude do bairro, que é facilmente avistado de diversos locais do território de Santa Cruz.
Atualmente em 2023 ele funciona durante todos os dias da semana, das 8h às 17h, e oferece os serviços de velório e sepultamento, sem cremação, e está sendo gerido pela concessionária Reviver.
Texto por Thamires Siqueira
REFERÊNCIAS
CEMITÉRIO DE SANTA CRUZ. Home, 2023. Disponível em: https://www.cemiteriodesantacruz.com.br/. Acesso em: 25 jul. 2023.
NECROTOUR no Cemitério de Santa Cruz. Saiba História, [2023]. Disponível em: https://saibahistoria.blogspot.com/2023/06/necrotour-no-cemiterio-de-santa-cruz.html. Acesso em: 25 jul. 2023.
Compartilhado aqui pelo administrador deste blog.
Um comentário:
O lugar de todos nós
Postar um comentário