sexta-feira, maio 27, 2022

A Fazenda Imperial de Santa Cruz no Bicentenário da Independência


No dia 26 de maio, uma equipe da Rede Globo de Televisão esteve no Batalhão Villagran Cabrita para captar imagens que comporão uma série especial sobre o Bicentenário da Independência do Brasil para o programa Fantástico.


Durante a gravação, a jornalista Mônica Sanches entrevistou o pesquisador, jornalista e escritor André Luis Mansur, que contextualizou a importância da Fazenda Imperial de Santa Cruz, hoje 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), para a Independência do Brasil.


A reportagem especial sobre a Fazenda Imperial de Santa Cruz será exibida em 21 de agosto. A emissora de TV programou quatro reportagens sobre o Bicentenário da Independência. A primeira irá ao ar no Fantástico do dia 14 de agosto.


O local onde hoje está aquartelado o 1º BE Cmb (Es) foi também convento de Jesuítas e posteriormente, Fazenda Imperial de Santa Cruz. Após uma adaptação, passou a ser o Palácio Imperial, utilizado como residência de veraneio da Família Real.


No Palácio houve uma importante reunião da Imperatriz Leopoldina com José Bonifácio de Andrada e Silva para estabelecer as bases para a Independência do Brasil.

Com a chegada da era republicana, a antiga Fazenda passou a incorporar o Patrimônio da União. Nesse período, o local passou a abrigar a 2ª Bateria do 2º Regimento de Artilharia Montada.

Fonte: @becmbes_exercito

Nenhum comentário: