quarta-feira, abril 06, 2022

Casa de Quintino Bocaiuva

 Por Historiador Paulo


Devido a repercussão da Estação de Quintino, resolvi procurar alguma reportagem sobre a casa do Quintino Bocaiuva, um bem tombado e totalmente abandonado. Algo deveria ser feito para salvar o velho casarão. A nossa história não pode desaparecer assim!

O texto a seguir está baseado numa reportagem de 1993. Se alguém souber como está atualmente o casarão. Deixe alguma informação nos comentários!

A casa fica na Rua Goiás, 900. Em 1993 ela estava sendo "conservada" pelo Centro Cultural Ilê Alabalese, uma casa espírita que fez questão de homenagear o antigo dono de uma forma curiosa: Eles invocam o espírito do Bocaiuva para celebrar a sua vida.

Segundo pesquisas, outras pessoas moravam no casarão nos anos 1930 e 1940. Inclusive uma moradora morreu atropelada em frente a casa, mas existe um hiato de anos. Mas pelo abandono da casa. Nenhum dos moradores procurou conservá-la como ela merece.

Voltando a reportagem, o casarão servia também de cortiço. Nele moravam cinco famílias, junto com a organização espírita. Em 1993, o bem foi tombado, mas o estado que ele se encontrava e ainda se encontra, é motivo de tristeza para os moradores do bairro e para a historiografia carioca.

Fonte: Jornal do Brasil, Ano 1993, Rio de Janeiro, RJ.

Nenhum comentário: