quarta-feira, agosto 25, 2021

O NOPH e a rica história de Santa Cruz



"Foi lá pelo início dos anos 2000, quando comecei a fazer minhas pesquisas para o livro "O  Velho Oeste Carioca", que conheci este importante centro de estudos da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o NOPH, Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz, bairro que abriga um importante patrimônio daHistória do Brasil em monumentos tombados ou protegidos por diversas instâncias do Patrimônio Histórico. Fundado em 3 de agosto (por coincidência dia do meu aniversário) de 1983, o NOPH funcionou, no início, em salas na matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro do bairro, mas já há muitos anos está no Centro Cultural Dr. Antônio Nicolau Jorge, dentro do imponente Palacete Princesa Isabel.

A construção foi sede do Matadouro de Santa Cruz, inaugurado em 30 de dezembro de 1881, com a presença do imperador D. Pedro II. Depois teria outras funções, como o Colégio Princesa Isabel, e sofreria um incêndio em 1985, quando perdeu parte da estrutura original e muitos documentos. Após uma longa reforma, o palacete, que é administrado pela Secretaria Municipal de Educação, abriga a Biblioteca do NOPH, a Biblioteca de Santa Cruz, exposições permanentes, aulas de música e vários espaços para eventos. O principal objetivo do NOPH, que é uma associação civil sem fins lucrativos, como está em seus estatutos, é estimular a pesquisa sobre a História de Santa Cruz e da Zona Oeste, além de promover eventos culturais em seu espaço. Entre os muitos patrimônios históricos de Santa Cruz, temos a Ponte dos Jesuítas, o Matadouro, o Batalhão Villagran Cabrita, a Casa Ser Cidadão (onde morou o senador Júlio Cesário de Melo), a Casa do Sal, o Hangar do Zeppelin, entre tantos outros, além da História Social incluída nos projetos de habitação social de comunidades como Antares, Cesarão e Rolas".

Extraído do livro: MANSUR, André. "Crônicas Históricas da Zona Oeste Carioca" - 1ª edição - Rio de Janeiro: edição do autor, 2021.

Minha opinião:

O livro "Crônicas Históricas da Zona Oeste Carioca", de André Luís Mansur, traz um conteúdo importantíssimo para todos aqueles que queiram conhecer uma parte da rica  e muitas vezes desconhecida história da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A clareza dos relatos do autor tornam a leitura agradável e de fácil compreensão para alunos e professores de todos os níveis de ensino.

Pesquisa feita pelo administrador deste blog!

Por fim, conta ainda com uma importante bibliografia contendo livros e páginas da internet para quem quiser conhecer mais sobre a história dos bairros cariocas.

É uma leitura que vale a pena conhecer!

Para quem quiser comprar é só mandar um zap para o autor: 21999197723

Nenhum comentário: