Os primeiros mapas do Rio de Janeiro desde quando ainda éramos "Districto Federal" ou até mesmo antes disso, já traziam registros do rio que nasce aqui na Serra da Posse, hoje chamado de Canal do Melo. O primeiro deles é do século XIX e se encontra disponível na @bibliotecanacional.br
Vejamos esse relato de Uilton Soares de Melo, um dos primeiros moradores do Amanda, loteamento vizinho a Serra da Posse:
"O que pude aprender com os idosos foi que a nascente que começa no Bairro Ipatinga (nome indígena que significa "água pura") passa pela Estrada da Posse, depois por trás do West Shopping.
Sobre a tal piscina natural ou açude no Bairro Amanda... alguns idosos diziam que era um grande tanque de lavagem de roupas onde as pessoas escravizadas trabalhavam".
Hoje o registro oficial da Hidrografia Municipal considera o início do Canal do Melo na drenagem localizada aqui no mesmo loteamento, tem extensão de 6.2 km e faz parte da Bacia do Rio Campinho. No morro, o que resta são pequenos afloramentos d'agua que se juntam e formam um canal subterrâneo.
Copiado do https://www.instagram.com/nossobosque/
Postado aqui pelo administrador deste blog!
6 comentários:
Muito show essa postagem! Parabéns!
Show. Fiz um artigo há um tempo sobre o Canal do Melo. Bela informação.
Valeu Sandra Velasco!
Que bom que você gostou.
Volte sempre!
Prezado Carlos Eduardo de Souza
Seu blog também é muito rico em informações.
Fico feliz que você gostou. Volte sempre!
Estou pesquisando sobre o canal do Melo.
Como posso encontrar seu artigo? Temos fazer uma pesquisa sobre o canal do Mello. ( a escola q trabalho)
Postar um comentário