quarta-feira, janeiro 20, 2021

Muy Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro



Foto de Gustavo de Oliveira - Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Hoje irei postar alguns fatos e fotos sobre a nossa "Muy Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro" que merecem sempre ser lembrados.

" Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações do dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira 20/01, serão diferentes dos anos anteriores. A tradicional procissão será substituída por uma carreata que partirá às 14h30 da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na Zona Oeste, com a imagem do santo. O cortejo passará pela Basílica de São Sebastião, dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, devendo chegar à Catedral Metropolitana, na Avenida Chile, no Centro, por volta das 17h.

Em seguida, será celebrada uma missa pelo arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta, com público limitado a 1.500 pessoas. A capacidade total do templo é de até 5 mil pessoas sentadas. Quem não conseguir entrar, ou preferir, poderá acompanhar a celebração de dentro do próprio carro, no estacionamento da Catedral, no sistema drive-in, pelo rádio do veículo. Haverá também transmissão pela Web TV Redentor, para quem desejar acompanhar a celebração pelas redes sociais.

— Não será preciso agendar, como em outras paróquias. Mas, claro, se atingir a capacidade máxima estipulada (de fiéis), em atendimento às orientações das autoridades sanitárias, as pessoas que não conseguirem entrar vão ser orientadas a assistir do carro ou pelo celular — explicou o padre Cláudio Santos, pároco da catedral.

Estão programadas outras três missas pela manhã, entre as 8h e o meio-dia. Todas presenciais, mas respeitando ao limite máximo de 1.500 fiéis por celebração. Segundo o pároco, como vem ocorrendo desde meados do ano, quando as igrejas reabriram, será exigido, além do respeito ao distanciamento, o uso de máscaras e álcool gel na higienização das mãos, além da aferição da temperatura, na entrada.

Às 20h, haverá o Auto de São Sebastião, sem a presença de público, mas poderá ser acompanhado também pelas redes sociais, seguido de live musical, às 21h, sob a responsabilidade do Vicariato Episcopal para a Cultura, que poderá ser acompanhada pela Rádio Catedral e mídias da Arquidiocese.

No Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, haverá benção dos frades capuchinhos das 6 às 19h. Mas, como aconteceu na primeira sexta-feira do ano, os fiéis não terão acesso à igreja, que permanecerá fechada. Para garantir o distanciamento, eles serão abençoados da calçada, por cima da grade do muro, pelos religiosos que estarão postados em palanques montados no pátio do templo.

Para esse dia estão programadas cinco missas, que serão celebradas com as portas da igreja fechada e sem acesso do público, que poderá acompanhar as celebrações pelas redes sociais. A primeira está programada para as 7h. Às 10h haverá uma missa solene, também fechada ao público, que será celebrada por Dom Orani Tempesta e deverá contar com a presença do prefeito Eduardo Paes, que na segunda-feira, recebeu em seu gabinete a imagem do padroeiro.


Mapa do Rio de Janeiro de 1573. Imagem Google.

São Sebastião é considerado protetor das vítimas da fome, das pestes e da guerra. Fundador da cidade do Rio, Estácio de Sá, em 1565, decidiu homenagear o rei de Portugal Dom Sebastião, batizando-a de ”São Sebastião do Rio de Janeiro”. Dois anos depois, em 20 de janeiro, os portugueses expulsaram definitivamente os franceses. De acordo com a lenda, São Sebastião teria aparecido ao lado dos portugueses na batalha e, por isso, se tornou o padroeiro do município. " 

Compartilhado do Jornal O Globo.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Maria Zenaide disse...

A cidade que eu amo.

Adinalzir disse...

Que legal !