A partir do final do século XIX, alguns bairros da Zona Oeste Carioca começaram a ser conectados às estações ferroviárias por meio de bondes.
No dia 17 de outubro de 1882, foi concedido o privilégio para a construção de um ferro-carril entre a estação de Santa Cruz da Estrada de Ferro Dom Pedro II e a localidade de Sepetiba, sendo a linha inaugurada em 28 de julho de 1884.
Já no início do século passado, em 1923, foram inaugurados os trilhos que ligavam os bairros de Rio da Prata, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba à estação ferroviária de Campo Grande.
Enquanto os bondes da Ilha, da Pedra e do Rio da Prata eram elétricos, os de Sepetiba eram puxados por mulas.
Marcio Luis Fernandes (professor de geografia)
Originalmente postado em Geografias Memoráveis
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
4 comentários:
Muito bom saber de tudo isso!
Parabéns pela postagem!
Prezado Gilson de Melo dos Santos
Fico muito feliz pelo comentário!
Volte sempre a este blog!
Boa noite, meu amigo e professor!
Fotos lindas e fazem relembramos de um passado que jamais deve ser esquecido.
Saúdo mente ávida do amanhã!
Prezado Leandro Cláudir Pedroso
Sua presença e comentários nesse blog sempre é uma honra para mim. Muito obrigado!
Postar um comentário