terça-feira, janeiro 21, 2020

Ronaldo Carneiro de Morais



Ronaldo Carneiro de Morais, médico, pesquisador de arqueologia, editor e escritor, autor de vários livros na área de história do Rio Antigo, pesquisador e um grande conhecedor do Parque Nacional da Tijuca, trabalhou no Centro Técnico de Arqueologia da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza por dez anos (F.B.C.N) (1980 a 1990), esta era chefiada pelo "Prof. Arqueólogo Carlos Manes Bandeira" e outros assistentes, como o "Prof. Egiptólogo Nilson Jose da Silva Souza" e o "Prof. Biólogo Sérgio Barboza Gonçalves", fez inúmeras pesquisas de campo, sendo ainda membro do conselho deliberativo até 1990. Trabalhou em dezenas de projetos de pesquisa e no restauro de peças, tendo trabalhado em mais de quarenta sítios arqueológicos diferentes.

Aficionado por fotografia organizou um acervo bastante representativo de imagens de várias regiões do Rio de Janeiro, fotografou desde a década de, diversos monumentos históricos do Rio de Janeiro. Fundou em 1984 junto com outros amigos a AEHG-RJ, Associação de Estudos Históricos e Geográficos do Rio de Janeiro. Esta tinha por objetivo levar o conhecimento que tinham sobre a geografia e história do Rio de Janeiro, a pessoas interessadas em conhecer mais profundamente o assunto.

Fez vários cursos de especialização em estudos históricos sobre o Rio Antigo, arqueologia e extensão em arqueologia. Detinha uma grande biblioteca em sua residência, onde cedia as mesmas para amigos que o procuravam em busca de informações sobre arqueologia, espeleologia, Rio Antigo, História do Brasil e História Geral da Humanidade. Nos últimos anos escreveu vários livros, alguns com o escritor André Luis Mansur mostrando os seus trabalhos de pesquisa sobre o Rio Antigo.

Em 2007, lança seu primeiro livro "Os Arquivos da Invasão - O Corsário Du Clerc e a Invasão do Rio de Janeiro em 1710".


“Li muitos livros que citam o tema, o mais completo, no entanto, é "Os Arquivos da Invasão", do pesquisador Ronaldo Morais, que foi a fundo na sua pesquisa sobre a incrível aventura do corsário francês.”
 - Palavras de André Luis Mansur, jornalista e escritor.

Outras informações relevantes:

Graças a suas fotos e seus livros, podemos hoje conhecer um pouco, pelo menos em imagens, do que ainda resta de construções do passado do Rio de Janeiro, vários dos imóveis que ele pesquisou e fotografou já foram demolidos. Seu livro sobre a invasão francesa nos narra com detalhes pouco conhecidos, a expedição do Corsário Du Clerc, no século XVIII. Seu livro sobre as Vítimas da Inquisição no Rio de Janeiro, nos trás os horrores de um período de intolerância religiosa. Não podemos deixar de falar sobre o livro do Tiradentes e sua relação com o Rio de Janeiro.

Um dos últimos trabalhos foi em 2015, quando fez uma viagem junto com Eduardo Lima um vizinho e o amigo arqueólogo Luis Alexandre Franco Gonçales ao Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, essa viagem ao parque acabou originando um livro sobre o mesmo.

Livros publicados:

2007 - Os Arquivos da Invasão - O Corsário Du Clerc e a Invasão do Rio de Janeiro em 1710.
2012 - Imagens do Rio Antigo Hoje - Os Bairros do Grande Méier (co-autor).
2013 - Fragmentos do Rio Antigo (co-autor).
2014 - Fragmentos do Rio Antigo - 2º edição (co-autor).
2014 - Vítimas da Inquisição no Rio de Janeiro.
2014 - A Invasão Francesa do Brasil: O corsário Du Clerc ataca o Rio de Janeiro por Guaratiba (co-autor).
2015 - A Invasão Francesa do Brasil: O corsário Du Clerc ataca o Rio de Janeiro por Guaratiba - 2º edição (co-autor).
2015 - Violê̂ncia no Rio Antigo: cárceres, punições e ocorrências diversas, 1503-1940 (co-autor).
2017 - Tiradentes Carioca: As Relações dos Inconfidentes Mineiros com o Rio de Janeiro - In Memoriam (co-autor).


Referências utilizadas:

CREMERJ. www.cremerj.org.br. Consultado em 29 de dezembro de 2019 "Os caçadores da cidade que não se quer ver perdida". www.ademi.org.br. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
Mansur, André Luis (16 de setembro de 2019). "Emendas e Sonetos: Da Vala ao Valão". Blog Emendas e Sonetos. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
Livro revela curiosidades históricas do Rio de Janeiro - Repórter Rio, consultado em 29 de dezembro de 2019.
Livros dos escritores Ronaldo Morais e André Luis Mansur, no Centro do Rio. 10 de julho de 2018. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
sfbarreto (15 de março de 2018). "Jornalista e escritor André Mansur lança obras literárias no Rio de Janeiro". BoaVontade.com. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
Citação no livro "Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos". [S.l.]: Clube de Autores (managed).
"Livro mostra como memória da região do Grande Méier não foi preservada". Extra Online. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
"Fragmentos do Rio antigo fotografados por médico". O Globo. 4 de maio de 2013. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
"Fonte: INEPAC". IHGI. Consultado em 28 de dezembro de 2019.
"Moradores de Campo Grande lançam livro que resgata, em textos e fotos, marcos do Rio de Janeiro". Extra Online. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
"Livro revela curiosidades históricas do Rio de Janeiro". EBC. 23 de abril de 2013. Consultado em 28 de dezembro de 2019.
lisiasmc (19 de março de 2014). "Expedição de Du Clerc ao Brasil é retratada em livro". BoaVontade.com. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
"André Luis Mansur Baptista" > www.facebook.com. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
sfbarreto (15 de março de 2018). "Lançamento de obras literárias no Rio de Janeiro". BoaVontade.com. Consultado em 28 de dezembro de 2019.
"Livro revela relação do herói da Inconfidência com o Rio antigo". Veja Rio. Consultado em 28 de dezembro de 2019.
"Literatura no Corsário Carioca com André Luís Mansur - Sambrasil Turismo e Cultura". Consultado em 29 de dezembro de 2019.

Nome completo: Ronaldo Carneiro de Morais.
Nascimento: João Pessoa,  Paraíba - Morte: 2015 -Nacionalidade: brasileira.
Ocupação: médico, historiador, fotógrafo, escritor, editor.
Instituições em que atuou: Hospital Marechal Rondon, Centro Municipal de saúde Milton Fontes, F.B.C.N, Ibama.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

2 comentários:

Paulo Cesar dos Santos disse...

Aprendendo muito por aqui.
Parabéns pelo texto excelente!

Adinalzir disse...

Valeu Paulo Cesar dos Santos
Eu que te agradeço pela visita.
Volte sempre!