terça-feira, janeiro 28, 2020

A Escola de Pesca do Abrigo Cristo Redentor do Rio de Janeiro e a formação profissional do pescador brasileiro no Estado Novo, 1937-1945



A Escola de Pesca Darcy Vargas (EPDV) surgiu na ilha da Marambaia, município de Mangaratiba, Rio de Janeiro, em 1939, como um dos departamentos da instituição filantrópica Abrigo do Cristo Redentor (ACR), do Rio de Janeiro, com o objetivo de fornecer ensino técnico e profissional de pesca aos filhos de pescadores locais e de diversas regiões litorâneas do país.

Com a instalação da EPDV, os dirigentes do ACR pretendiam criar não apenas um educandário, onde fosse ensinada a pesca por meio de técnicas modernas, mas também uma vila onde a família do pescador pudesse viver com infraestrutura, em um ambiente higienizado e onde a venda do pescado pudesse ser realizada diretamente ao entreposto, propiciando uma remuneração honesta a esse trabalho (ACR, 1938-1945, relatório 1942, p.16).

As obras em prol desse empreendimento tiveram início provavelmente no segundo semestre de 1939. No ano seguinte, o presidente da República, Getúlio Vargas, o ministro da Marinha, almirante Henrique Aristides Guilhem, o interventor do estado do Rio de Janeiro, Ernani do Amaral Peixoto, entre outros, estiveram na ilha da Marambaia, em comitiva, onde foram recebidos pela população local e “desfilaram” num bonde puxado por menores com uniforme de marinheiro (Figura 1 e 2). Na ocasião, o idealizador e “provedor perpétuo” do ACR, Levi Miranda, juntamente com Romero Estelita Cavalcanti Pessoa, membro do Conselho Fiscal daquela entidade filantrópica, e Rodolpho Fuchs, funcionário do Ministério da Educação e Saúde (MES) cedido pelo governo para colaborar na área de ensino do ACR, os conduziram para conhecer as obras em andamento da EPDV.

Texto de Mônica Cruz Caminha

Que ler o artigo completo e ver todas as imagens? Acesse o link abaixo:
Texto publicado originalmente na Revista História, Ciência, Saúde - Manguinhos.

Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vale a pena ler esse texto que conta um pouquinho da história da Escola de Pesca da Fundação Abrigo do Cristo Redentor do Rio de Janeiro! As imagens também ajudam a compreender melhor a narrativa!

Adinalzir disse...

Caro Anônimo.
Realmente a postagem é excelente. E adorei seu comentário.
Quando voltar a este blog não esqueça de dizer o seu nome.
Um grande e afetuoso abraço!

Unknown disse...

Adorei a postagem nós remete as origens do abrigo ,além de não dá um panorâmica de em que contexto político e social esses fatos se deram.

Unknown disse...

Adorei a postagem nos remete as origens do abrigo ,além de nos dá um panorâmica de em que contexto político e social esses fatos se deram.

Cast_Fluminense disse...

Eu fui parte integrante dessa Fundação Abrigo Cristo Redentor, que tinha a Escola Tecnica Darcy Vargas, na Ilha da Marambaia, Escola Típica Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias/RJ, km 12 - Rio/Petrópolis e a Escola Sacra Família, em Santa Cruz/RJ