quinta-feira, março 15, 2018

Os Fernandes Barata


As origens do nome

Tanto na França, onde se originou esta família no século XII, como na Itália e em Portugal, "barata" era o nome de um antigo titulo de dívida, contrato ou permuta... (Barata C. E. e Cunha Bueno -"Dicionário das Famílias Brasileiras"). Derivam daquele antigo titulo comercial os termos “barato”, “barateiro”, “baratear”, “desbaratar” (desmanchar algo acertado), etc.

Descendem os Fernandes Barata de Domingos Fernandes, natural da Freguesia de S. Domingos da Castanheira, Bispado de Coimbra, português, casado com Isabel Thomas de cuja grande descendência, das quais, dois do mesmo lugar em 1753.

Vieram para o Brasil por volta de 1770, estabelecendo-se na Freguesia do Campo Grande no Rio de Janeiro. Os irmãos Manoel e João adquiriram a Fazenda Piraquara reformando-a totalmente, o que a tornou uma das maiores e mais produtivas de toda a freguesia do Campo Grande. Organizaram um grande canavial e montaram um engenho e um alambique para a produção de aguardente. Criaram também um rebanho de gado bovino e montaram uma olaria.

Monsenhor Pizarro, no "Relatório da Visita Pastoral efetuada na Freguesia de Nossa Senhora do Desterro em 1794", ao escrever sobre os engenhos daquele distrito, apresenta no 3° lugar da relação o de "Maria Inácia do Nascimento, viúva do Alferes Manoel Fernandes Barata em Piraquara", onde havia uma capella dedicada a São Francisco Xavier. Comprova sua existência o registro feito em 30 de maio de 1695 do “casamento de Manuel da Costa, nascido no Porto, Portugal por volta de 1675, com Antonia de Morais, parda forra, nascida por volta de 1675, filha natural de Francisco Fernandes Barreto e de Helena, preta forra, da’Guiné’." (Rheingantz, Carlos G).

Fonte: Acervo Bangu RJ

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber em que ano a fazenda foi desativada pois nasci na Rua Luísa Barata e tenho curiosidade de saber até que ano ela ainda era ativada.

Anônimo disse...

Eu também gostaria de saber desta história Geraldo