domingo, julho 01, 2012

Unesco declara a cidade do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural da Humanidade


O Rio de Janeiro foi escolhido neste domingo (01/07), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural da Humanidade. Com isto, a cidade se torna a primeira do mundo a deter o título na categoria paisagem cultural urbana.

A escolha se deu durante a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (36ª WHC), que ocorre em São Petersburgo, na Rússia, em votação que estava prevista para ocorrer inicialmente ontem (30/06).

O discurso de apresentação da candidatura do Rio a Patrimônio da Humanidade foi feito, em português, pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que encontra-se em São Petersburgo, acompanhada do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida.

Compõem, atualmente, o Comitê da Unesco, as delegações da Argélia, do Camboja, da Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, do Iraque, Japão, da Malásia, do Mali, México, Catar, da Rússia, do Senegal, da Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

A candidatura do Rio de Janeiro está inscrita na categoria Paisagem Cultural e foi entregue em setembro de 2009 à Unesco. Nela, consta um dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal, que está, principalmente, na soma da beleza natural da cidade com a intervenção humana. Em janeiro do ano passado, o Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª WHC.

Ao justificar a candidatura do Rio, o IPHAN lembra que a cidade é reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo e encontra na relação entre homem e natureza a âncora para a sua candidatura. O instituto também destaca os ícones da beleza natural da cidade como o Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.

14 comentários:

João Nobre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adinalzir disse...

Prezado João José Horta Nobre
Agradeço pela visita. E viva o Rio!
Abraços! :-)

José Lima Dias Júnior disse...

Esse título é mais que merecido. Viva o Rio de Janeiro!!!

Abraços,
José Lima Dias Júnior

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Professor Adinalzir, nas minhas buscas na net por blog que apresentem bons conteúdos, esbarrei neste espaço acolhedor e informativo. Sendo assim, gostaria de convidar de forma especial, todos os Educadores que seguem e/ou visitam este blog.
Ontem, dia 01/07/2012, foi o lançamento oficial do espaço http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/.
Peço que visitem este link, que leiam e caso gostem, participem!
Adinalzir, conto com sua participação especial neste novo projeto! Parabéns pelos textos.

Professor Josimar Tais disse...

O Rio de Janiero é encantador pelas suas belezas naturais, sua estrutura arquitetônica e sua relevante participação no processo histórico brasileiro. Título mais do que merecido e honrado. O Rio ganha, mas o mundo muito mais. Abraços.

Unknown disse...

Apesar de está longe desta cidade nós baianos sabemos de sua beleza natural, por isso parabenizamos por mais esse título a cidade maravilhosa.temos muitos parentes morando por aí a muitos anos, irmã, sobrinhos tios primos e eles se dizem é realmente bahiaroca. Risadas
Abraço

Anônimo disse...

Nada mais justo a escolha do Rio como patrimônio pela UNESCO.

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
Como sempre fico muito grato pela visita. Abraços!

Adinalzir disse...

Valeu, marquecomx!
Agradeço pela visita e conte com meu apoio. Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Remexendo o Passado
Agradeço pela visita. O Rio de Janeiro merece. Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Nós cariocas, agradecemos todo o carinho de vocês. E viva a Bahia!
Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Caro E. Miranda
Fico muito grato pela visita e comentário. Abraços!

Unknown disse...

Olá cara professor Adinalzir, também colocamos nossos votos em seu Blog no Top, caso não me engano são 3 em e-mail e dois no Facebook e Tweeter. agradecemos a sua participação por lá.
Abraço

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Agradeço mais uma vez pelo apoio. Estarei também divulgando todos os seus blogs por aqui. Abraços!