sábado, julho 28, 2012

Inspiração pra dar e vender



Pesquisadores criam enciclopédia na Internet com mais de 1.500 biografias de artistas brasileiros.

Uma enciclopédia gratuita, de livre acesso, dedicada exclusivamente a artistas brasileiros e com endereços e detalhes dos acervos de 738 museus do país. Assim é o projeto Brasil Artes Enciclopédias, da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, coordenado pelo historiador da arte Raul Mendes. Todo o conteúdo está disponível no site www.brasilartesenciclopedias.com.br, que encerra este mês sua fase preliminar. O portal já recebe 25.000 acessos por mês.

Há cerca de 1.500 biografias no site, entre muitos outros dados que podem ser consultados, inclusive para pesquisas históricas de movimentos artísticos e de seus maiores expoentes. O usuário pode escolher entre quatro temas – “Dicionário de artistas do Brasil”, “Dicionário de arte internacional”, “Museus de arte do Brasil” e “Temas das artes” – e a partir de setembro terá outros quatro à disposição – “Obras-primas do Brasil”, “Vídeos de arte brasileira”, “Arte e educação ambiental” e “História da arte no Brasil”.

De fácil navegação, o portal conta com uma curadoria de mais de 40 acadêmicos ligados a museus e instituições de ensino. Para Mendes, o projeto tem principalmente um perfil educativo: “Não é mercadológico. E nós queremos mantê-lo assim”.

12 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Professor
Já pesquisei em alguns locais mas não vi muita coisa a respeito. Por acaso o senhor sabe a origem real do bairro Jacarezinho?
Em alguns lugares vi que a origem se dá pelo nome do rio Jacaré (que era infestado do mesmo) e também que ali havia uma prainha (nome dado a rua que a linha do trem ramal Belford Roxo corta)que é logo na entrada principal e que essa prainha era ligada a um mangue (Manhguinhos). Essa informação procede?
E porque também não há fotos do bairro, apenas da estação Vieira Fazenda (atual jacarezinho)
Atenciosamente,
Janaína Gomes
jvg_gomes@hotmail.com

Prof. Fabiano Reis disse...

obrigado professor pela visita e pelos votos já deixei também todos os votos possíveis no seu blog e já recomendei para os amigos, muito obrigado.

Unknown disse...

É isso aí professor, essa é mais uma ferramenta de pesquisa para nós, publico brasileiro.
Os votos já foram computados e dei fé, (confirmei) lá no Top.
Abraço

Adinalzir disse...

Prezada Janaína Gomes
Aguarde que estarei te respondendo por e-mail. Fico muito grato pela visita. E não esqueça de votar lá no meu blog. Abraços!

José Lima Dias Júnior disse...

Excelente ferramenta para quem deseja pesquisar. Já fiz algumas consultas e recomendo.

Abraços,

Prof. José Lima Dias Júnior

Anônimo disse...

Professor, você acredita que o Ensino de História ainda não se beneficia como deveria das novas tecnologias da informação?

Luciana

Adinalzir disse...

Caro Prof. Fabiano Reis
Agradeço pela visita e pelo apoio de sempre. Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Fico muito grato pelo apoio do amigo.
Valeu mesmo! Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
Agradeço pelo apoio e prestigio de sempre. Valeu!

Adinalzir disse...

Prezada Luciana
O ensino de História muitas vezes não se beneficia das novas tecnologias por culpa do próprio professor que não procura se atualizar para isso. Esse é o grande problema. Infelizmente ainda temos professores fazendo questão de usar o velho "cuspe e giz". Enquanto isso a qualidade do ensino não evolui, não só em História, mas em todas as disciplinas.
Abraços e muito obrigado pela visita!

Victor Faria disse...

Valeu pela dica, professor!
Abraço!

Adinalzir disse...

Valeu, Victor Faria!
Não tem de que. Fico muito grato pela visita. Abraços!