quarta-feira, maio 30, 2012

Por que estudar História?


Programas de televisão, bancas de jornal, sites na Internet. A História está na moda e na cabeça dos brasileiros. Mas a inquietação é permanente: afinal, por que é tão importante aprender sobre o passado? O que a disciplina, "mestra da vida", ainda tem a ensinar? O historiador Caio César Boschi aceita o desafio de responder a essas indagações, revelando ao leitor que a História não está apenas nos livros didáticos ou nos filmes, mas também nos sons das ruas, nos objetos que nos cercam; enfim, no cotidiano.

O livro relembra velhas lições, como a relação entre o passado e o presente ou que o conhecimento histórico não se limita à memorização de nomes e datas. Apesar da narrativa simples e objetiva – o livro é destinado a alunos do ensino médio –, Caio Boschi não se desvia de temas polêmicos, como o das apropriações do conteúdo histórico para finalidades políticas, como ocorreu no Brasil após o golpe civil-militar de 1964, ou se o historiador pode reconstruir a história do tempo presente.

Num momento em que se assiste a um aumento do acesso à informação, especialmente pela Internet, Caio Boschi mostra que a História serve de ferramenta para refletirmos sobre o que estamos lendo e ouvindo. Vale dizer: ela é instrumento de libertação, consciência e cidadania. A edição traz um suplemento com atividades para o professor trabalhar o conteúdo em sala de aula com seus alunos. Leitura agradável para os mais jovens que aos poucos se rendem aos encantos de Clio – deusa da memória e musa da História –, mas também para aqueles que, mesmo já tendo aprendido o métier, de vez em quando se esquecem de algumas lições básicas do ofício.

Texto de Nívia Pombo

8 comentários:

Unknown disse...

Além de sabermos das novidades da História também ficamos por dentro das novidades literárias.
Muito bom mesmo.
Abraço

Adinalzir disse...

Valeu, Lucidreira!
Fico grato pela visita. Estarei em breve lá nos seus blogs. Abraços!

João Nobre disse...

Como licenciado em História só posso sentir um pouco de tristeza pela falta de interesse por História que muitos hoje nutrem. No entanto, aos poucos os Historiadores (bons) vão conseguindo trilhar o seu caminho.

Há que erguer a cabeça e olhar em frente!!!

José Lima Dias Júnior disse...

O papel da História é lançar luzes ao presente.

Abraços,

Prof. Lima Júnior

Adinalzir disse...

Prezado João José Horta Nobre
Aqueles que não curtem a História não sabem o que fazem. Aqueles que gostam erguem a cabeça e enxergam melhor o futuro. Fico muito grato pela visita. Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
Concordo plenamente. Muito obrigado pela visita e um grande abraço!

esteblogminharua disse...

Caro e dileto amigo Adinalzir, acabei de enviar para teu e-mail um arquivo digitalizado do livro "A Mudança da Vila", de Waldick Pereira (meu pai), que trata da história de Nova Iguaçu, com pinceladas no Rio de Janeiro. Creio que vc. irá gostar. Tentarei disponibilizá-lo no meu blog.Abraços fraternos dessa Belém ensolarada
Franz

Adinalzir disse...

Prezado Franz
Fico muito honrado pela lembrança que irei ler com todo gosto. Um grande abraço aqui deste Rio de Janeiro respirando Rio+20! Valeu mesmo!