segunda-feira, março 12, 2012

O Rio antigo de Carlos Gustavo, o 'Guta'


A Quinta da Boa Vista em 1880

Esta é uma das excelentes imagens digitais do artista gráfico carioca Carlos Gustavo Nunes Pereira, o "Guta", onde baseado em pesquisas iconográficas, ele recria recantos históricos do Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista, Cinelândia, Praça Mauá, Copacabana e outros. Exatamente como deveriam ter sido em diferentes períodos da história da cidade. Apreciar essas fotos mostra o quanto a cidade cresceu desde o Séc. XVII ao XX, mas ao mesmo tempo nos mostra o quanto sua beleza natural foi sacrificada. Isso sem falar do patrimônio artístico e arquitetônico. 


Clique abaixo e confira você mesmo essas imagens.

12 comentários:

Unknown disse...

Realmente as mudanças foram radicais. Acho muito bonito quando era nos séculos passados, hoje parece que inchou e quase não se ver a sua beleza naturalmente.
Abraço

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Infelizmente esse é o destino de todas as nossas grandes cidades. Sai a beleza, sai o sossego e vem junto também a poluição. Valeu pela visita!

José Lima Dias Júnior disse...

Em nome de um capitalismo voraz, o homem vem ao longo dos anos se desfazendo do seu patrimônio artístico e arquitetônico.

Saudações históricas,
Lima Júnior

Construindo História Hoje disse...

Isso sim que era beleza!!!!As construções eram feitas por pessoas e para pessoas. Hoje são feitas por números e para números....triste!
Valeu,
Leandro CHH

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
Além do capitalismo voraz, temos também a falta de educação e civismo.
Fico muito grato pela visita!

Adinalzir disse...

Prezado Leandro CHH
Concordo plenamente. Hoje as autoridades deveriam até se preocupar mais com o patrimônio histórico.
Valeu pela visita! Abraços!

Anônimo disse...

Caro professor, faço assessoria de imprensa para a Revista de História da Biblioteca Nacional e gostaria de incluir seu blog em nosso mailing, para envio de informações sobre a publicação e os eventos organizados por ela. Caso tenha interesse, basta entrar em contato no email luana.rocha@belemcom.com.br. Cordialmente, Luana

Adinalzir disse...

Prezada Luana (Revista de História da Biblioteca Nacional)
Estarei entrando em contato com você por e-mail. Agradeço pela visita!

Victor Faria disse...

Olá, professor!
Quanta diferença na paisagem carioca...
Claro, para o crescimento da cidade, isso era inevitável, mas sem dúvida esse processo poderia ter sido feito de modo menos sacrificado.
Abraço!

MAGÍLICA disse...

Prof. Adnalzir, estou tentando contato.... qual seu email? nao aparece. Estou escrevendo uma historia sobre um Nordestino que vem para o RJ em 1959. Mas nao encontro nada sobre isso ... digo...para quem vinha do sertão da Paraíba. meu email: marcosn53@gmail.com
Grato.

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
Dá para perceber que o Rio de Janeiro mudou muito e faltou planejar melhor o espaço urbano. Fico muito grato pela visita. Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado da Cost@
Estarei entrando em contato com você por e-mail. Fico grato pela visita. Abraços!