sábado, março 24, 2012

O Brasil Através das Três Américas


No dia 16 de abril de 1928, partiu do Rio de Janeiro a "Expedição Brasileira da Estrada Panamericana". Comandava-a o então Tenente do Exército Leônidas Borges de Oliveira e o acompanhavam nessa empreitada Francisco Lopes da Cruz, um observador, e Mário Fava, um mecânico. Utilizando apenas dois automóveis Ford "Modelo T", esses brasileiros tinham por missão descobrir, abrir e projetar a rota onde, futuramente, seria construída, em condições ideais, uma rodovia que interligasse as Três Américas. A iniciativa extremamente inovadora alcançou êxito, constituindo-se em façanha poucas vezes registrada na história do automobilismo mundial. Durante dez anos, a expedição percorreu 28.000 quilômetros de estradas, picadas, caminhos, matagais e florestas de quinze países. É fácil imaginar as dificuldades de todas as espécies, enfrentadas e dominadas pelos expedicionários, afinal, durante toda a viagem foram cruzadas selvas centenárias, rios agitados e a temível Cordilheira dos Andes, tudo isso através de caminhos abertos com pás, picaretas e dinamite. Mas, apesar de todos os obstáculos e depois de dez anos de esforços, o trabalho completo da exploração da futura rodovia foi concluído e, chegando a Detroit, os expedicionários foram recebidos pelo pioneiro da indústria automobilística, Henry Ford, entre outros tantos nomes importantes. O grande acervo documental e fotográfico acumulado e as inúmeras emoções experimentadas durante os 12 anos de trabalho de estudos sobre a Expedição resultaram neste livro: "O Brasil Através das Três Américas". 

Um excelente trabalho de autoria de Jose Roberto Faraco Braga que  traz em seu DNA, o espírito aventureiro e desbravador, herdado de seus antepassados, que chegaram ao Brasil durante o começo da colonização.

Conheça essa aventura, comprando o livro aqui:

Aproveite e visite também o blog da Família Braga.

16 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

Esses desbravadores são exemplos indeléveis para a história do Brasil.

Abraços,
Prof. Lima Júnior

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
Além de serem exemplos, eles e o autor do livro ajudam a montar mais um pedacinho da história do nosso país. Abraços e valeu pela visita!

André Luis Mansur disse...

Olá, professor, tudo bem? Foi uma pena mesmo o senhor não ter ido, mas se quiser adquirir o livro, eu falo com o Alcir. Acho que está a 20 reais. Abraços.

esteblogminharua disse...

Adinalzir, um amigo dos mais fiéis do universo digital que eu e meu blog temos o privilégio e a grata satisfação de possuir, sempre se aprende muito de nossa História em seu blog. Obrigado
Franz

Argentino Neto disse...

Grato pela visita em meu blog, faço minhas as palavras do Franz! Agradeço a sua amizade e carinho!

Adinalzir disse...

Prezado André Luis Mansur
Gostaria sim de adquirir o livro do Alcir. Será que você poderia me enviar o e-mail dele? Muito obrigado pela visita. Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Franz
Fico muito grato pela sua estima e consideração. Amigos sempre juntos na História e também na blogosfera. Um grande abraço! :-)

Adinalzir disse...

Prezado Argentino Neto
É sempre uma grande satisfação receber a sua visita. Um grande abraço!

Unknown disse...

Os elogios sempre virão para este Saiba História, pois nos dá uma verdadeira estoria da história que poucos conhecem.
Parabéns.
Abraço

Construindo História Hoje disse...

Prezado Professor Adinalzir,
São partes de nossa história ao qual sinto-me honrado em poder aprender a cada dia. A maravilha da história está em saber que sempre teremos mais para descobrir.
Saudações fraternais,
Leandro CHH

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Elogios sempre virão para aqueles que como você são amigos e visitantes fiéis deste blog. Valeu pela visita!

Adinalzir disse...

Prezado Leandro CHH
Fico sempre muito grato com sua visita e comentário. Um grande abraço!

Soluções Anti-crise! disse...

Olá! Gosto do seu blog!
Já conhece o Just Been Paid? Aproveite os 10 dólares que lhe oferecemos ao fazer o seu registo e teste o sistema! Receba ganhos incríveis sem investimento!
É o sistema online que está a fazer furor! A cada dia registam-se cerca de 3.000 pessoas! Tire as suas dúvidas nas nossas conferências!
Venha conhecê-lo!
Até já*

Adinalzir disse...

Prezado Just Been Paid
Fico muito grato pela visita. Seja muito feliz. Abraços!

Regina Porto disse...

Boa páscoa para vocês, abraço.

Adinalzir disse...

Prezada Regina
Uma ótima Páscoa para você também e muito obrigado pela visita. Abraços!