.
Brasil e China costuram relações em vários setores e, no ano 2000, tornaram-se grandes parceiros. Mas esta aproximação, ou pelo menos a tentativa, vem de longe. No dia 3 de outubro de 1881, um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, o primeiro entre os dois impérios, foi assinado em Tientsin.
Naquela época, o Brasil tinha outros interesses que não envolviam reciprocidade. Com a crescente libertação dos escravos, o governo brasileiro começava a substituir a mão de obra, e os imigrantes chineses eram vistos como boa alternativa para o problema.
No entanto, o tratado foi frustrado em seu maior objetivo, pois o governo chinês proibiu as correntes migratórias para o Brasil, numa tentativa de evitar novas experiências negativas, como as que já tivera em Cuba, Peru e Estados Unidos (Califórnia), onde as condições de trabalho eram precárias.
A finalidade prática não foi alcançada, mas o episódio retrata também outra pretensão. O acordo seguiu o modelo dos que eram assinados pelas potências européias, os chamados tratados desiguais. O Brasil, pela imposição de condições injustas, desejava se inserir no "Hall das Civilizações" como país superior à China.
.
12 comentários:
Prof. Adinalzir, excelente post este, sobre os contatos diplomáticos entre Brasil e China. Saiu agora pela Objetiva o livro de Kissinger (aquele... secretário de estado estadunidense, velho conhecido do Brasil. rsrs) chamado "Sobre a China". No site da Objetiva dá prá baixar e ler o primeiro capítulo do livro, em pdf. Um grande abraço, Cláudio.
A China vai dominar o mundo!!
Prezado Prof. Claúdio Roberto de Souza
Agradeço pela dica. Vou baixar e ler. Valeu pela visita e comentário.
Abraços!
Oi, Giovana
A China e o Brasil ainda irão dominar o mundo, rsrs. Estarei lá no Perspectativas. Grato pela visita!
Salve Professor Adinalzir,
Esta eu não imaginava. O Brasil tentou dar uma de explorador na China. A História nos surpreende, por isso trabalhos como esse são importantes....
Já teve meu voto no Top Blog, primeiro e segundo turno.
Um abraço,
Leandro CHH
Prezado Professor Leandro CHH
Com certeza muita coisa sobre o Brasil e sua relação com a China ainda precisa ser escrita. Por isso é importante, pesquisar e aprender. Valeu pelo voto e aguarde a minha visita!
Olá, professor!
Será que a grande entrada de produtos chineses no mercado brasileiro tem relação com essa parceria?
Abraço!
Prezado Victor Faria
Creio que sim, pois ao longo da História, Brasil e China sempre foram países com índices de desenvolvimento e situação econômica muito parecida. Possuindo um enorme mercado consumidor que atrai diversos investimentos estrangeiros, inclusive os chineses.
Agradeço pela visita e me aguarde lá no seu blog. Abraços!
Sempre aprendo algo novo quando paso por aqui.
Prezada Roberta Fonseca Winter
Que bom! Fico muito grato pela visita. Abraços! :-)
Prezado Adinalzir,
Como sempre, você tem nos presenteado com brilhantes post e comentários enriquecedores. Fico na expectativa de vê-lo vencedor do TOPBLOG!!!
José Lima Dias Júnior
Prezado Prof. José Lima Dias Júnior
Como sempre fico muito grato com sua visita e comentários. Volte sempre.
Um forte abraço!
Postar um comentário